Vaquinha / Outros / Dinheiro

AEEHH, DOE PARA A AAO !!!

ID da vaquinha: 1040686
AEEHH,  DOE  PARA  A  AAO !!!
Associação de Agricultura Orgânica/AAO
São Paulo / SP
6%
Arrecadado
R$ 6.425,00
de
Meta
R$ 100.000,00
Apoiadores
0
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

A Associação de Agricultura Orgânica (AAO) há mais de 30 anos promove intensamente a criação de alianças e sinergias com instituições públicas e privadas para a construção de políticas públicas em prol da Agroecologia e produção orgânica, legitimando e favorecendo o fortalecimento do Movimento Orgânico no Estado de São Paulo, sendo salvaguarda desse segmento, inclusive, no Brasil e em outros países da América Latina. 

Tal Movimento se legitima por oportunizar a inúmeros agricultores familiares e pequenos produtores uma agricultura de base ecológica, limpa, inclusiva, socialmente justa, ambientalmente equilibrada e economicamente viável, zelando pela proteção e saúde das famílias agricultoras e do ambiente, e, com consequente oferta de alimento saudável para o cidadão paulistano. Esses são os preceitos que têm guiado a organização ao longo de todos esses anos.

As famílias agricultoras que fazem parte da AAO têm desempenhado papel fundamental nesse momento de crise sanitária, e planetária, que estamos vivenciando no Brasil e no mundo com o surgimento da COVID-19, pois realizam atividades agrícolas que suprem suas exigências nutricionais e a de seus consumidores, justamente nesse momento que ganhou mais relevância uma alimentação equilibrada e saudável.

A AAO, enquanto guardiã dessa grande família que se aglutinou ao longo de anos, não tem medido esforços nesse momento, para manter o fornecimento de produtos orgânicos através de suas feiras, embora com muita acuidade, para que, tanto produtores (as) como consumidores (as), mantenham os cuidados essenciais a fim de evitar contaminação e disseminação da COVID-19.

As feiras orgânicas da AAO, agora funcionando nas imediações do Parque Água Branca, em virtude do fechamento momentâneo do Parque, estão com número reduzido de dias de funcionamento e de participação de produtores (as), entretanto aos sábados e domingos, das 07hs às 12hs, as feiras continuam firmes em seu propósito maior que a faz existir, o respeito aos consumidores para que estes não fiquem sem o acesso a alimentos saudáveis e as famílias produtoras sem renda. No entanto, outros pontos de comercialização, como a parceria com  shoppings, foram suspensos.

Essa redução e descontinuação tem acarretado prejuízos financeiros e a organização tem encontrado enorme dificuldade em continuar conduzindo o gerenciamento das feiras com parcos recursos. O bom funcionamento do ambiente das feiras demanda recurso monetário para que se possa custear o pagamento da equipe de colaboradores profissionais, aluguel da sede, limpeza e higienização do espaço, encargos tributários, custos administrativos etc. 

Portanto, devido à situação crítica, para que não deixemos de fornecer alimentos saudáveis à sociedade paulista e dada a veemente possibilidade do fechamento das feiras, seja por imposição governamental ou por impossibilidade da AAO de viabilizá-las em virtude da ausência de recursos, criamos um sistema on-line de aquisição de fundos para receber doações. 

Queremos que você sinta orgulho de fazer parte desta organização e uma doação poderá, acima de tudo, reconhecer o pioneirismo da AAO frente ao Movimento Orgânico no Brasil; a sua ação institucional; o trabalho voluntário de sua diretoria, conselho e colaboradores; o funcionamento das feiras e a oferta de alimentos saudáveis.

Na oportunidade, desde já agradecemos a compreensão e possibilidade de doação. 

AAO.

 

MOTIVOS PARA APOIAR A AAO

1) Qual é o impacto da AAO no movimento dos orgânicos no Brasil?

Há 32 anos, a AAO vem desenvolvendo um trabalho permanente de fomento, divulgação e estímulo da produção e consumo de orgânicos. Se você hoje consome Produtos Orgânicos Certificados, a AAO contribuiu bastante para que isso acontecer. Entre os fundadores, tivemos a Professora Ana Maria Primavesi como sócia nº 1, uma referência internacional em solos, e a AAO trabalhou para divulgar seus ensinamentos de conservação e uso correto do solo.

As primeiras orientações e normas para produção saíram de dentro da AAO; o primeiro “selo” garantidor dos produtos, saiu da AAO e, mais recentemente, a Associação foi protagonista na maior Lei de Incentivo de consumo de orgânicos, que é a Lei da Alimentação Escolar da Cidade de São Paulo, que deverá transformar toda a alimentação fornecida aos alunos: eles se alimentarão com produtos orgânicos.

 

2) Ao doar para a AAO, você colabora para que o brasileiro tenha mais orgânicos em casa.

A sobrevivência da Instituição é a própria sobrevivência de um projeto que busca melhorar a cada dia, que tanto fez e poderá fazer para o futuro desse modo de produção. 

A defesa dos interesses dos agricultores orgânicos e dos próprios consumidores é um norte que não pode ser perdido. Temos muito, ainda, a realizar. Projetos que direcionam tanto ao estímulo da conversão da produção quanto para influenciar políticas públicas, as parcerias exitosas com Governo e Sociedade Civil mostram que estamos no caminho certo.

 

3) Qual é a situação atual da Associação e qual é a expectativa com a campanha?

A campanha financeira, via vaquinha virtual, tem o objetivo principal de pagar dívidas da AAO. Com a pandemia, deixamos de organizar três feiras semanais, e aquelas que permaneceram tiveram redução significativa do número de feirantes. 

Essas feiras são a principal fonte de receita da associação. Sem elas, tivemos que fazer demissões do nosso quadro de funcionários e temos dívidas trabalhistas. Além disso, tivemos que deixar nossa sede no Parque da Água Branca por incapacidade de honrar o aluguel que sofreu um aumento de 70% do Governo de Estado SP, que já acumulava quatro meses de atraso.

Além disso, buscamos criar um caixa necessário para os próximos 4 meses, momento que esperamos já ter recuperado nosso equilíbrio financeiro para encaminharmos projetos em andamento. Entre eles, uma nova feira de rua e um sistema de delivery com a garantia de qualidade da AAO.

 

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.
Elementos SVG

Curta e compartilhe nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados. 2020