
Sou a Perla, mãe da Clara (9 anos) e da Heloísa, que morreu na minha barriga aos 9 meses de gestação (em 2017). E é a minha caçula que está me trazendo aqui. Quando ela faleceu, o mundo desabou. A negativa da minha licença gestante pelo Governo do Estado de SP (sou professora da rede pública), me deixou indignada e me fez conhecer um “mundo paralelo”, onde percebi a falta de preparo de todos os envovidos em acolher, desde as leis, sociedade e profissionais da saúde, o que torna o nosso luto indescritivelmente mais difícil de lidar!Fundei junto com a minha doula, o Transformação - grupo de apoio à perda gestacional e neonatal. O primeiro objetivo era o acolhimento das famílias enlutadas, mas aos poucos fomos percebendo que não era suficiente. Iniciamos o trabalho de sensibilização da sociedade e profissionais da saúde, além de lutarmos por políticas públicas que garantam o mínimo de humanização nos atendimentos. Ainda, paralelamente a estes trabalhos, fazemos a doação de polvos de crochê às utis neonatais, uma ação em parceria com as reeducandas do CR Feminino de Araraquara-SP. Envolvida nesta militância, conheci os trabalhos desenvolvidos no Reino Unido, que são referência para todo o mundo!Em abril, estarei realizando um sonho viajando para lá para conhecer de perto todas as ações que eles fazem, com isso, melhorar o nosso trabalho pelo Brasil. E preciso, por favor, da colaboração de vocês para pagar as estadias e transportes durante esta viagem. Assim juntos, vamos “transformando dor em lindas histórias”. Juntos somos mais fortes! Gratidão.Conheça nosso trabalho: @transformacaoararaquara