Como ajudar
Descubra
Como funciona
ACERVO FOTOGRÁFICO E DOCUMENTAL DO ARTISTA JANUÁRIO GARCIA
Projetos / Produtos
Rio de Janeiro / RJ

ACERVO FOTOGRÁFICO E DOCUMENTAL DO ARTISTA JANUÁRIO GARCIA

ID: 1148379
Januário Garcia Filho, fotógrafo, negro, brasileiro, nasceu em 16 de novembro de 1943, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Filho de Geralda da Mata Garcia e Januário Garcia, era um dos 4 filhos (2 meninos e 2 meninas) de uma família, moradora ver tudo
Sobre
Atualizações
Quem ajudou
Vakinha Premiada
Selos recebidos
Vaquinha criada em: 23/06/2020

Januário Garcia Filho, fotógrafo, negro, brasileiro, nasceu em 16 de novembro de 1943, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Filho de Geralda da Mata Garcia e Januário Garcia, era um dos 4 filhos (2 meninos e 2 meninas) de uma família, moradora de periferia de Belo Horizonte. 

Seu pai morreu quando ele tinha 4 anos, sendo então criado até os 12 anos pela mãe, que faleceu ainda muito jovem, aos 36 anos, por volta de 1955. Com essa perda ele perde também aquela que era sua bússola, sua guia, fica desnorteado e resolve sair pelo mundo. Sem destino, vem parar no Rio de Janeiro, com 13 anos de idade e vai morar nas ruas e abrigos públicos da cidade.

Ao completar 17 anos foi voluntário da Tropa de Paraquedista do Exército, onde fez curso de Infante Paraquedista e completou o ensino fundamental e ensino médio. Foi nessa ocasião que comprou sua primeira câmera fotográfica, uma Olimpus, e fazia fotos dos colegas no quartel.

A imagem sempre despertou uma curiosidade que Januário não sabia explicar a razão. 

Na década de 70,  começou a formar sua família e, com uma câmera Pentax Spotimac II, iniciou assim sua carreira profissional, como fotógrafo. Fotografou para jornais alternativos da época, como freelance para a grande imprensa, montou um Studio e foi trabalhar com publicidade, sempre encontrando as tradicionais barreiras que um negro tem que superar quando não exerce um trabalho em setores que a sociedade reservou para ele. 

Começou a procurar gravadoras para entrar no mercado de capas de discos, outra batalha, um mercado muito restrito. Finalmente conseguiu uma capa para fazer, de um grupo de rock, chamado "O Peso", os componentes da banda ficaram emocionados com o resultado  e, a partir dessa capa surgiram muitas outras, dos mais importantes músicos brasileiros.

Sua chegada ao Movimento Negro se deu, na década de 70, na ocasião em que foi convidado por José Ricardo D´Almeida para acompanhar um grupo de negros que estava se reunindo aos sábados no Centro de Estudos Afro-asiáticos na Universidade Cândido Mendes, em Ipanema.  Percebendo que ali estava sendo escrita uma nova história na sociedade brasileira, era o ano de 1975, começou a fotografar as reuniões do Movimento Negro. Essa documentação fotográfica passou a ser seu trabalho pessoal e ao mesmo tempo sua ferramenta de participação na luta e na história do Movimento Negro Brasileiro.

ACERVO DOCUMENTAL E FOTOGRÁFICO

Januário Garcia tem documentado brasileiros afro-descendentes nos mais diversos aspectos de sua vida, tais como: o social, o político, o cultural e o econômico. Durante sua trajetória, o artista criou um monumental acervo fotográfico que relata a história contemporânea dos negros do Brasil, demonstrada em belíssimas imagens, capturadas por sua lente.

As imagens retratam a luta diária do negro para conseguir se inserir nessa sociedade, seu cotidiano, sua cultura, a alegria durante o carnaval entre tantos outros momentos. São registros que nos permitem adentrar suas casas e transitar pela história de lutas e conquistas do movimento negro no Brasil.

Através destas imagens tão expressivas é possível serem encontrados, ainda nos dias de hoje, marcas e reflexos de um passado que ainda não foi superado.

O projeto, nesta primeira etapa, tem por objetivo  a construção de um site para organização da coleção de fotografias e documentação histórica do acervo pessoal do fotógrafo Januário Garcia. 

Para que isto seja possível será organizado um acervo virtual, por meio de um site interativo com muitas imagens de uso gratuito, além da atualização diária de uma conta no Instagram.

O recurso cobrirá um ano de execução do projeto, contemplando a criação e manutenção do site e do Instagram.

Tudo o que você precisa saber sobre o Vakinha
Arrecadado
R$ 9.562,00
de R$ 7.700,00
Dê o primeiro coração
Comprar
Apoiadores73
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.