Educação / Formatura / Cursos

A Casa do Ofá Vai Continuar!

ID da vaquinha: 1854740
A Casa do Ofá Vai Continuar!
URL copiada!
Arrecadado
R$ 3.180,00
arrecadado
Sem meta
Apoiadores
31
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

CASA DO OFÁ, UMA HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA

Gente, sou a Kemla Baptista e eu caço estórias. Sou escritora, contadora de histórias, educadora e mãe. Acredito na TRANSFORMAÇÃO DAS REALIDADES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO.

Há quase 13 anos compartilho um pouco do que aprendi e ainda aprendo sobre cultura afro-brasileira e africana com crianças, seus familiares e educadores pelo Brasil. O Caçando Estórias é um negócio social e uma plataforma educativa de enfrentamento ao racismo que tem como propósito EMPODERAR CRIANÇAS PRETAS E DESPERTAR EMPATIA NAS DEMAIS ATRAVÉS DA LITERATURA, CONTOS DA TRADIÇÃO ORAL E OUTRAS LINGUAGENS. 

Inquieta, decidi encarar um novo desafio. Ter uma sede, um palco de divertidas vivências culturais para crianças, suas famílias e educadores no sítio histórico de Olinda (PE). Era uma casa pedindo por carinho e eu dei esse carinho a ela!

Tudo isso sempre aconteceu com muito esforço, dedicação e poucos recursos. A gente batalha, acredita e se entrega, dá um passo a cada dia.

Assim no início de 2020, encontrei o imóvel para ser a CASA DO OFÁ, A PRIMEIRA CASA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA DE PERNAMBUCO

Antiga Fachada da Casa do Ofá

Um centro cultural dedicado para a criança, uma casa de brincar e aprender através de afro perspectivas que considera em todos os seus fazeres as vivências, convivências e legados negro-africanos. Lugar de acolhimento e de experiências educativas e culturais transformadoras. A Casa do Ofá, a sede do Caçando Estórias se preparava para poder receber a todas as pessoas que desejam ouvir boas histórias, ter acesso a uma biblioteca repleta de livros que exaltam a diversidade cultural e étnica no Brasil e muitas atividades lúdicas como:

  • Ateliê Afro Lúdico do Caçando Estórias com convidados;
  • Encontros de Mediação de Leitura e Musicalização com o Caçando Estórias;
  • Brincadeiras com o corpo através da Capoeira, danças africanas, danças populares brasileiras e circo;
  • Atendimento terapêutico  e psicopedagógico para crianças e famílias;
  • Roda de contos com piquenique no quintal;

Fiz consideráveis melhorias no imóvel, usando poucos recursos próprios. Botei a mão na massa e ainda contei com o apoio de familiares e amigos. Compartilhei esta aventura com toda a comunidade no Instagram @cacandoestorias e no meu canal do YouTube. Você pode assistir AQUI 

Como estava ficando a Biblioteca Vovó Cici de Oxalá
Kemla Pintando a Varanda da Casa do Ofá
Atual Fachada da Casa do Ofá

E aí veio a pandemia. Vários eventos presenciais foram cancelados efiz tudo aquilo que era possível, segui fazendo LIVES, gravando vídeos, arrumando a casa e compartilhando histórias.

Até conseguimos noticiar toda essa movimentação linda, mas antes mesmo da matéria ir para o ar, a casa foi arrombada e levaram tudo o que podiam. Assista a matéria exibida originalmente no NE1 - Rede Globo:https://www.youtube.com/watch?v=qKlFMOB6GWs&t=4s

Levaram até os materiais da nossa obra. Não era pouca coisa!

Foi muito triste, MAS DECIDI SEGUIR EM FRENTE.

A gente continuou fazendo o possível.

E agora isso.

O nosso teto desabou.

Literalmente. 

As chuvas torrenciais que atingiram Recife e Olinda na madrugada do dia 25/02 para o dia 26/02 fizeram nosso teto desabar. Felizmente ninguém se machucou, mas a realidade atual é que...

Escombros: A primeira parte do telhado que desabou

PERDEMOS O POUCO QUE SOBROU E AS NOVAS DOAÇÕES. 

Livros, instrumentos musicais, equipamentos eletrônicos, computadores, caixas de som, equipamento audiovisual (câmeras, iluminação, lentes, microfones), móveis e tudo aquilo que fazia o nosso espaço ser muito especial.

O nosso teto caiu, MAS VAMOS CONTINUAR.

Chegou a hora de caçar os meios para a reconstrução desse sonho!

Eu conto com o apoio de todos que puderem ajudar a Casa do Ofá.

A PRIMEIRA CASA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA EM PERNAMBUCO VAI CONTINUAR! 

Para conhecer mais acesseo site:  https://www.cacandoestorias.com/ Instagram: https://www.instagram.com/cacandoestorias/YouTube: https://www.youtube.com/cacandoestorias

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2021