
Sylbeth, mãe amorosa, se vê perdida ao se deparar com a homossexualidade do filho. Alessandra , artista plástica, não perdoa o marido poeta por ter morrido. Mariana vive driblando sua alergia sócio-afetiva. Rapha é uma mística convicta e Junior é um cara apaixonado nas mãos de Mesquita , um narcisista de carteirinha. Entre eles, uma cartomante e uma baleia.
A cartomante e a baleia é um espetáculo teatral que partiu de experiências reais do elenco - e muitas vezes até dramáticas - das quais buscamos extrair o humor na maior parte do tempo. Com o desenvolvimento da dramaturgia, encontramos, junto ao espaço confessional que caracteriza o trabalho, uma trama ficcional, que reúne os casos particulares de cada personagem. A proposta inicial da nossa pesquisa era unir atores a não atores e, no trabalho com depoimentos pessoais, depurar a verdade cênica. E no cerne de tudo isso, a pergunta central que impulsionava a investigação: “onde está a vulnerabilidade humana?” E nesta pergunta, a crença de que no processo criativo do ator esse é o fator humanizador da figura cênica. Dessa vulnerabilidades nasceram os nossos depoimentos e desse sumo extraído foram construídas nossas cenas e toda nossa dramaturgia. O mais surpreendente foi o pulo do gato: rir muito, rir demais de nossas próprias mazelas. Esperamos que vocês possam se divertir tanto quanto nos divertimos construindo esse trabalho!
Colaborem com a quantia que quiserem e puderem, mas por favor colaborem, pois não temos nenhum incentivo, patrocínio ou verba para cobrir nossos investimentos em Figurino, Iluminação, Cenário, Operação de Luz, Operação de Som, Frete, Gráfica etc. E é para isso que estamos contando com a ajuda de vocês!
Esperamos todos às sextas e sábados de junho, às 22:00, no Teatro Café Pequeno!
Ficha técnica
DRAMATURGIA E DIREÇÃO
Alessandra Gelio
ELENCO
Alessandra Gelio
Julia Tavares
Junior Mechler
Mariana Cysne
Raphaela Rocha
Sylbeth Soriano
Fellipe Mesquita
CENÁRIO
Alessandra Gelio
Maíra Fernandes de Melo
FIGURINO
Luciana Cardoso
PROGRAMAÇÃO VISUAL
Raphaela Rocha
ILUMINAÇÃO
Victor Tavares
OPERAÇÃO DE LUZ
Pedro Paulo Thimoteo
PRODUÇÃO
Turma Expresso
É RECOMPENSA que você quer? É recompensa que você vai ter! Escolha a que melhor te convier e gere o boleto com o respectivo valor.
Recompensa 00 - Não tem preço! - A alegria de proporcionar a temporada de um espetáculo teatral já é recompensa suficiente. Escolha um valor possível, qualquer um que não os estipulados abaixo, e nos faça feliz!
Recompensa 01 - R$ 50,00 - Ingresso antecipado - Por apenas cinquenta reais, você garante um lugar na plateia - e garante também que a peça aconteça! Pense só: em vez de pagar taxa para sites de ingressos online por aí, você dá seu dinheiro para quem realmente precisa. Boa ideia, não?
Recompensa 02 - R$ 100 - Par de ingressos + agradecimentos no material gráfico - Garanta seu lugar + o lugar do coleguinha + seu nome estampado como investidor cultural
Recompensa 03 - R$ 500,00 - Jantar com o elenco - Par de ingressos + nome nos agradecimentos + jantar com elenco e equipe em restaurante a ser definido em comum acordo, já que o Rio de Janeiro anda caro e precisa sobrar algum dinheiro dessa recompensa depois do pagamento da conta!
Recompensa 04 - R$ 5.000,00 - Quebre a banca! - Nome nos agradecimentos é pouco pro tamanho da sua magnitude? Mostre a que veio e garanta seu nome como "EUZINHO" APRESENTA, investindo essa módica quantia na realização de uma peça sensacional! Leve pra casa 60 ingressos de uma vez só, pra distribuir pros parentes, pros amigos, pros crushes (quantos, minha gente!), pras inimigas (isso tudo? Certeza que não é paranoia sua?), pra quem você quiser, afinal o teatro é praticamente todo seu! E pode ir abrindo espaço nessa sua agenda lotada pra jantar com a gente! Achou que não estaria incluído? Ah... que isso... A gente te ama!
Um pouco mais sobre a diretora e dramaturga - Alessandra Gelio é bacharel em teatro pela UniverCidade e vem desenvolvendo sua pesquisa cênica desde 2004, quando iniciou seus estudos na faculdade de teatro. Aprofundou-se através de estudos cênicos e com diretores como Jefferson Miranda, Christiane Jathay, Valentin Tepliakov (Escola de Artes de Moscow, Donnie Mather (SITI Company) e estudos dramatúrgicos com Márcia Zanelatto e Jorge Louraço. Vem dirigindo e escrevendo diversos trabalhos, tanto no teatro quanto no cinema, na música e na poesia. Está preparando a publicação de seu primeiro livro e seus últimos trabalhos como dramaturga e encenadora foram “Da Carta ao Pai – ou tudo aquilo que eu queria te dizer”, “Roleta Russa”, “Paisagem Invisível”, “Se eu fosse Sylvia P" e ", mas de tal modo se aprende a viver com o que tanto falta".
Matérias sobre o trabalho de Alessandra: http://www.jb.com.br/cultura/noticias/2017/08/31/mas-de-tal-modo-se-aprende-a-viver-com-o-que-tanto-falta-estreia-em-setembro-no-cafe-pequeno/
http://botequimcultural.com.br/critica-se-eu-fosse-sylvia-p/
http://botequimcultural.com.br/critica-mas-de-tal-modo-se-aprende-a-viver-com-o-tanto-que-falta/