Nascido em 19 de setembro de 1921, Paulo Reglus Neves Freire é uma das maiores expressões da educação em todo o mundo e desde o dia 13 de abril de 2012 [Lei 12.612/2012] é o patrono da Educação brasileira.
Paulo Freire é estudado em universidades dos EUA, homenageado com escultura na Suécia, nome de centro de estudos na Finlândia e inspiração para cientistas em Kosovo. De acordo com levantamento do pesquisador Elliott Green, professor da Escola de Economia e Ciência Política de Londres, na Inglaterra, o livro fundamental da obra do educador, 'Pedagogia do Oprimido', escrito em 1968, é o terceiro mais citado em trabalhos acadêmicos na área de humanidades em todo o mundo.
Contudo, em que pese a expressão mundial de seu nome e a valiosa contribuição do educador pernambucano para a educação do nosso país e, sobretudo, para a alfabetização de adultos, Paulo Freire passou a ser tratado pelo atual governo brasileiro como inimigo público número 1.
Realizada desde 2011, a Semana Freiriana do Cariri é uma iniciativa da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa e desde a terceira edição, em 2013, o projeto passou a ser bienal. Em 2019 realizamos a sexta edição do evento cujo principal objetivo é gerar desconforto de forma amorosa.
Mais que uma justa homenagem a Paulo Freire, a Semana é um momento de diálogos sobre educação, para além do ambiente escolar, inspirado na amorosidade, no cuidado, na criticidade e no sonho de uma nova sociedade, que marcaram a obra e a vida do educador pernambucano.
As seis edições do evento nos brindaram com a reconfortante sensação de que estamos fazendo história e contribuindo, de forma concreta, para ressignificarmos relações e mirarmos novos horizontes, novas utopias e um novo jeito de ser e estar no planeta terra e em todo o Universo.
Nesse processo de aprender e desaprender, temos certeza do quão os diálogos e inquietações que nos foram trazidos até aqui foram importantes e enriquecedores. Some-se a isso a boniteza das tradições, da poesia e da música do Cariri e de outras tribos, que trouxeram magia, ludicidade e encantamento para as todas as edições do evento.
A sétima edição da Semana Freiriana do Cariri acontecerá no mesmo ano em que celebraremos o centenário de nascimento de Paulo Freire e será um convite especial a seguirmos dialogando e construindo caminhos que nos conduzam a outro mundo, ancorado no cuidado, no afeto, na partilha e na solidariedade. Para nós, esse outro mundo não só é possível, como se faz cada dia mais necessário e urgente.
O contexto pede uma edição ainda mais especial do evento e estamos nos preparando desde agora para esse momento que, certamente, marcará a história da Semana Freiriana do Cariri e a vida de todas e todas de acreditam na importância de uma prática pedagógica crítica, reflexiva, transformadora e amorosa.
Contudo, essa é uma tarefa que não poderemos realizar sozinhos e sozinhas. Vamos precisar de muitas parcerias, de muitas energias e de uma fazer coletivo que será decisivo. Nessa fase inicial nosso maior desafio é mobilizar recursos para assegurarmos às condições mínimas necessárias à realização da sétima edição da Semana Freiriana do Cariri com a qualidade e o cuidado que já são marcas dos nossos fazeres e com a grandeza que o momento nos pede.O projeto está orçado, inicialmente, em R$ 100 mil. A meta é ousada, mas acreditamos que será possível alcança-la. Para isso, contamos com seu imprescindível apoio, aderindo a essa vaquinha online e nos ajudando a divulgá-la entre seus contatos.