Vaquinha / Outros / Dinheiro

6º A Juventude oKupa a Cidade - Onde a quebrada se junta!

ID da vaquinha: 3483
6º A Juventude oKupa a Cidade - Onde a quebrada se junta!
URL copiada!
76%
Arrecadado
R$ 2.675,00
de
Meta
R$ 3.500,00
Apoiadores
45
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

Thumb capa face

O evento A Juventude oKupa a Cidade, conhecido como oKupa, foi criado em 2011, por iniciativa do Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, desde então, acontece todos os anos, contando duas edições nesse primeiro ano. A partir da sua 4ª edição, em 2013, o Fórum das Juventudes da Grande BH tomou a frente da sua produção. 

O evento é gratuito e vem  sendo realizado em espaços como o Centro Cultural da UFMG, o Conservatório de Música da UFMG e o CentoeQuatro. Na ocasião, são promovidas discussões sobre os direitos das juventudes na perspectiva da ocupação da cidade por meio de apresentações artístico-culturais juvenis de diversos grupos e coletivos de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Até a última edição já alcançamos um público de cerca de 1.200 pessoas, entre jovens, ativistas, educadoras/es, gestoras/es e técnicas/os de políticas públicas, interessadas/os no  debate e integrantes da rede de atuação do Fórum das Juventudes.

Cada okupa aborda um tema diferente relacionado ao campo dos direitos juvenis e ao do direito à cidade. Tal tema é escolhido coletivamente pelos grupos que compõem o fórum das juventudes, a partir de uma leitura do presente contexto político da cidade. A partir disso os grupos de jovens são mobilizados a fim de construírem os sentidos comuns sobre este evento que são traduzidos nas suas intervenções em variados tipos de linguagens.

Nesta sexta edição, o oKupa deixará a região central de BH e ocupará um espaço na região metropolitana: a Praça da Savassi, no bairro Palmital, em Santa Luzia. O objetivo é levar as discussões a grupos juvenis da periferia que tem pouco ou nenhum acesso à serviços e equipamentos de cultura e lazer, mas que também têm muito o que contribuir para o debate. Assim como nas edições anteriores, o evento contará com intervenções artístico-culturais dessas/es jovens e, claro, com muito debate e reflexões sobre o tema!

A vakinha aqui aberta vai ser destinada para custear os gastos da produção do evento. Todo o dinheiro aqui arrecadado será revertido para o encontro, que visa unificar as quebradas em torno de discussões sobre identidade, periferia e lugar. Contribua para que essa ação possa acontecer! 

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2021