Cover gjdf
Thumb teste 3

Vakinha de
MinaTudo
Salvador/BA

Partiuuu México: arte lesbofeminista atravessando fronteiras

ID da vaquinha: 504359

Copiar url:

Objetivo
R$ 17.000,00
Arrecadado
R$ 2.128,00
$ contribua

Quatro artistas lésbicas, feministas e residentes em Salvador, selecionadas para participar do encontro O mundo às avessas: Humor, ruído e performance, em sua 11ª edição promovida pelo Instituto Hemisférico de Performance e Política da New York University, que acontecerá na Cidade do México. Como o festival não conta com auxílio financeiro, necessitamos de ajuda para a compra das passagens aéreas.

Criada em
19/03/2019
Encerra em
06/05/2019

Somos quatro artistas lésbicas, feministas e residentes na cidade de Salvador - BA que foram selecionadas para participar do festival de performance e política, promovido pelo Instituto Hemisférico de Performance e Política da New York University. O encontro está em sua 11º edição e acontecerá na Cidade do México com o tema: O mundo às avessas: Humor, ruído e performance, entre os dias 9 e 15 de junho.

Diante de um mundo cada vez mais desigual, predatório, autoritário e violento, com a democracia cada vez mais ameaçada, a corrupção escancarada como modo intrínseco de se fazer política, e, sobretudo, com o aumento da legitimação de violência contra corpos que não compactuam com a norma estabelecida pelo sistema capitalistaheteropatriarcal racista e capacitista, nos parece ser a arte e o artivismo, uma forma de enfrentamento e resistência. Nós acreditamos na força da arte responsável e afrontosa, cuja potência se vê na disputa de narrativas contra hegemônicas e interferência direta no processo histórico atual e de sua conjuntura sociopolítica. Infelizmente, no Brasil se notam as perseguições, cerceamentos de liberdade e genocídio, sobretudo da população pobre negra e LGBTQIA+, ampliadas pela eleição de um presidente conservador e crítico aos direitos humanos. Por esse motivo, não podemos nos retrair e por isso contamos com a ajuda de vocês no fortalecimento de nossas redes de enfretamento e de trocas de saberes que ocorrem nos trânsitos de deslocamentos físicos entre países periféricos, como o Brasil e México, aumentando o nosso repertório de experiências de resistência, combate e bem-estar social.

Infelizmente, ter o trabalho selecionado não nos garante a ida para o encontro, pois o instituto não financia as passagens nem hospedagem, por isso contamos com o apoio financeiro das pessoas que acreditam no poder da arte e que desejem somar com artistas inquietas a contribuir para uma mudança social concreta. Estamos pedindo uma quantia de 17.000,00 reais referente à compra de 04 passagens de ida e volta de Salvador à Cidade do México ( +/-4.000,00 cada passagem ) mais as taxas cobradas pelo site da vakinha.

Sobre nós:

Alexandra Martins É graduada em Comunicação, possui pós-graduação em Artes Visuais pelo SENAC-DF e atualmente é Mestra em Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher e Feminismo pela UFBA. De 2010 a 2012 integrou o grupo de pesquisa em performance Corpos Informáticos e fez parte da coletiva Tete a Teta. É fotógrafa desde 2004, trabalha com edição de vídeo desde 2010, com performance e intervenção urbana desde 2011 e palhaçaria desde 2016. https://cargocollective.com/alexandramartinscosta

Maria Tuti Luisão é artista mestranda em dança pela Universidade Federal da Bahia e transita pelas áreas da performance, arte drag queen, dança e teatro. Recentemente, participou de eventos como a residência "A reinvenção do cabaré" na casa Selvática em Curitiba, II Transincorporado no MAR - Museu de Arte do Rio no Rio de Janeiro e Mostra Devires no Instituto Goethe em Salvador, traçando um paralelo entre arte, lesbofeminismo e emancipação do corpo território. Para saber mais, acesse: https://www.instagram.com/mariatutiluisao/

Roberta Nascimento é artivista, performer, atriz, vegana abolicionista, praticante de yoga, feminista, bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Vinda da periferia de São Paulo, carrega, em seu corpo, a militância pela liberdade e é na arte que encontra um caminho para dar voz a suas inquietações. Sua pesquisa está pautada na exploração dos limites do corpo, no uso da exaustão psicofísica como ferramenta para tratar de temas que a angustiam. Para saber mais, acesse: https://robertanascimentoart.wixsite.com/robertanascimento

Talitha Andrade, sapatão feminista, possui uma prática visual e urbana de intervenções e guerrilha feminista. Graduada em Comunicação Social (UFBA). Aluna regular do mestrado em Poéticas Visuais na EBA-UFBA (2018). Munida de conceitos como guerrilha, artivismo, arte urbana, feminismo, latino america e resistência segue tencionando também espaços institucionais. Para saber mais, acesse: https://www.instagram.com/talithandrade/

Estamos cientes das dificuldades por parte de algumas pessoas em acessar e contribuir através do site da Vakinha, por isso disponibilizamos duas contas, uma no Banco do Brasil e outro na Caixa Econômica, para quem desejar contribuir através de transferência e/ou depósito bancário.

Banco do Brasil ( conta poupança )

Ag. 3603 – x Cc. 39124-7

Variação: 51

LUISA C ALBUQUERQUE

Caixa Econômica ( conta poupança )

Ag. 1032  Op 013

Conta 00004970-0

ROBERTA SANTOS NASCIMENTO

Desde já agradecemos a confiança e disponibilidade de vocês. Avante!

 

$ contribua

Novidades (0)

Quem ajudou (20)

  • Noemi de Santiago lima
    em 07 de Junho de 2019

  • Paty Teles
    em 02 de Maio de 2019

  • anônimo
    em 30 de Abril de 2019

  • Rosa Bunchaft
    em 21 de Abril de 2019

  • Mariana Tesch
    em 16 de Abril de 2019

  • Juliana Molla
    em 14 de Abril de 2019

  • Manfrin
    em 14 de Abril de 2019

  • anônimo
    em 09 de Abril de 2019

Denuncie

É necessário estar identificado para fazer uma denúncia. Registre-se ou faça login.

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.