
Somos uma Casa de Candomblé e Umbanda com 60 anos de existência em Belo Horizonte. Este ano a nossa Zeladora de Santo, Mãe Cássia de Oxun - Nengua Zienin - completa 50 anos de sua iniciação no Candomblé.
Esta Vakinha visa custear um ciclo de comemorações da data. Entre junho e dezembro todos os Santos da casa viverão suas festas e receberão suas oferendas. São festas abertas com grande participação pública. As comemorações culminarão no dia 20 de dezembro com a grande Festa de Oxun onde ela será saudada pelos seus 50 anos.
Esta Vakinha custeará também reformas urgentes na casa para melhor receber os amigos. O telhado será trocado ainda em maio e alguns espaços dos Santos serão reformados.
Nossa casa, o Centro de Umbanda Nanã e Xangô, foi fundada por volta de 1965 por Maria de Jesus Carlota e veio a ser registrada em 1972. A nossa Vó Carlota ainda preside a casa, com seus 89 anos de idade e 76 anos de Umbanda. Recentemente ela recebeu da Prefeitura de Belo Horizonte o título de Mestra dos Saberes Populares.
Sua filha, Cássia Aparecida Carlota foi iniciada no Candomblé em 1975 e hoje é uma das mais reconhecidas e respeitadas mães de santo de Belo Horizonte e nós, seus filhos, vivemos com ela as alegrias e o orgulho pelos seus 50 anos de iniciação.
O Titular proponente desta vakinha, Tateto Mutaleji Keuazaba (Gilson Mello Martins) é o Kinsaba da Casa tendo sido iniciado no ano de 2002.
Valor Mínimo da contribuição: R$25,00
Você também pode colaborar doando corações para a nossa Vakinha ou compartilhando o link com o maior número de pessoas possível.