Doar
Arrecadar
Sobre
Todos por João Marcos!
Solidariedade / Pessoas / Saúde / Caridade
Sombrio / SC

Todos por João Marcos!

ID: 1128386
Era um domingo de sol, dia 02 de fevereiro deste ano. Talvez a maioria (assim como eu) estivesse na praia curtindo mais um lindo dia com a família, amigos, companheiro/a, enfim, um fim de semana - espero que alegre para todos assim como foi ver tudo
Sobre
Atualizações
Quem ajudou
Vakinha Premiada
Selos recebidos
Perguntas e Respostas
Vaquinha criada em: 16/06/2020

Era um domingo de sol, dia 02 de fevereiro deste ano. Talvez a maioria (assim como eu) estivesse na praia curtindo mais um lindo dia com a família, amigos, companheiro/a, enfim, um fim de semana - espero que alegre para todos assim como foi para mim. Porém, no meu caso, alegre até às 13 horas, aproximadamente. Isso porque meu padrinho, o Senhor Raul Raupp da Silva e o menino João Marcos Pereira da Silva (meu primo), pai e filho respectivamente, trabalhavam na plantação de banana no município de Santa Rosa do Sul, comunidade da Peroba, objetivando vender a matéria-prima e então perceber a renda familiar.

Infelizmente, por motivos que eu e minha família ainda não entendemos, durante o percurso de volta da plantação para o galpão (isso por volta do meio-dia), a canhoneira acoplada ao trator possivelmente entrou em contato com um fio elétrico de alta tensão, ocasionando uma forte descarga e atingindo ambos. Raul faleceu ainda no local, mas o menino João Marcos sobreviveu, sendo encaminhado para o Hospital Regional de Araranguá e em seguida ao Hospital São Donato, em Içara.

Hoje é dia 15 de junho. Depois de 132 dias de internação, no dia 13 desse mês João retornou a sua casa. Passou pelo Hospital São Donato em Içara e pelo Hospital Municipal São José, em Joinville - esse último especializado no tratamento de queimaduras -, mas retrocedendo para os diagnósticos iniciais: teve 60% do corpo queimado, progredindo para insuficiência respiratória seguida de parada cardiorrespiratória (PCR) três dias depois do acidente. Após a PCR, que durou cerca de 25 minutos, ele não retornou mais ao estado lúcido anterior. Todos os exames realizados no decorrer desses longos meses apontaram que o sistema neurológico está drasticamente comprometido.

No momento, João está acamado, sem sinais claros de melhoria no quadro de saúde e principalmente nas atividades cerebrais comuns, como reconhecimento de familiares e habilidade de se expressar. Está com a capacidade pulmonar um pouco mais recuperada e respira sem a ajuda de aparelhos, contudo, ainda respira por traqueostomia, alimentando-se por sonda nasogástrica e não apresenta sinais de recuperação no paladar e na deglutição. Além disso, sua capacidade neurológica está reduzida e a estrutura corporal fragilizada pelo tempo internado e pela gravidade do acidente. Antes, João pesava 64 kg; atualmente pesa entre 45 e 50 kg, com altura média de 1m 70cm.

O SUS custeou a internação, no entanto, os médicos afirmaram que haverá um longo processo de recuperação com fisioterapia e demais tratamentos médicos, sem certeza de melhorias. Buscaremos todos os tratamentos possíveis, construiremos um ambiente e obteremos equipamentos adaptados visando à máxima melhoria no quadro clínico.

Por essa razão, peço a ajuda de vocês para contribuírem com a quantia que puderem, ou, na impossibilidade, ajudem-me na divulgação desta mensagem. Compreendo o momento difícil que a sociedade e o mundo vivenciam e agradeço, de coração, o carinho de quem tirou um tempinho para lê-la até o final, assim como aqueles que se disponibilizarão a ajudar com um valor ou na divulgação. Abraço!

O objetivo com a arrecadação aqui solicitada será no custeio da adaptação da residência para portadores de necessidades especiais e na aquisição de um veículo adaptado as necessidades do João Marcos.

Denunciar essa vaquinha
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.
Arrecadado
R$ 105.055,71
de R$ 150.000,00
Corações Recebidos
1
Apoiadores1592
Outras histórias também precisam de você!