Escrito por: Alex Torrealba
Saiba como fazer um vídeo para sua Vaquinha
Investir na apresentação e divulgação do seu projeto de arrecadação na internet é uma das etapas mais importantes para uma campanha de sucesso. Por isso, fazer um vídeo está entre os itens que não podem faltar na sua vaquinha. E você não precisa de muitos recursos para fazer isso dar certo, sabia?!

Investir na apresentação e divulgação do seu projeto de arrecadação na internet é uma das etapas mais importantes para uma campanha de sucesso. Por isso, fazer um vídeo está entre os itens que não podem faltar na sua vaquinha. E você não precisa de muitos recursos para fazer isso dar certo, sabia?! 

Confira um passo a passo de como fazer vídeo para sua vaquinha e entenda como ele pode fazer com que você obtenha ainda mais contribuições para sua causa.

Por quê fazer um vídeo?

Apesar de não ser um elemento obrigatório para lançar sua campanha, é um item que pode ajudar a trazer credibilidade ao seu projeto e aumentar, ainda mais, o alcance da sua divulgação. Tudo isso, também porque vídeos são uma forma de comunicação muito mais próxima. Imagine que pessoas de diferentes lugares poderão ver e ouvir você. Isso tem um impacto gigantesco!

Há quem consiga se sensibilizar e ser alcançado ao ler sobre sua campanha, mas esse alcance pode ser muito maior quando você também inclui outras formas de comunicação, como um vídeo. Para alguns, enxergar você mesmo contando a sua história é fundamental para tomar a decisão de contribuir com uma vaquinha

E lembre-se: você não precisa de muito. Até um vídeo simples e pouco produzido é capaz de criar um ótimo envolvimento. Basta que você seja verdadeiro e fale com o coração! Para te ajudar a fazer um material de ótima qualidade, separamos algumas dicas. 

Passo a Passo: como fazer vídeo para vaquinha?

Há diversas formas de fazer um vídeo para campanha! Pode ser uma breve gravação de você contando sua história, como a Júlia fez no seu vídeo de Vaquinha para Intercâmbio e o Felipe na sua campanha para gravar um EP. Ou pode ser uma série de imagens reunidas em sequência, como foi feito no vídeo da campanha Avante Leãozinho.

O fato é que não existe receita, mas há algumas dicas que, mesmo sem muita experiência, podem te ajudar a fazer um vídeo incrível. Confira!

1. Faça um Roteiro 

Construir um roteiro para vídeo pode te ajudar muito na hora de começar! Esta etapa consiste em simplesmente colocar a sua ideia no papel. Seja ela um vídeo em que você vai contar sua história, ou uma sequência de imagens sobre a sua causa.

Nessa hora, lembre-se da importância de este vídeo ser claro e objetivo. Ou seja, não planeje um vídeo longo, assim você garante que o máximo de pessoas assistam o material por inteiro. Pense em algo entre um e três minutos, no máximo.

Caso você tenha dificuldade, uma ótima forma de se inspirar é explorar outras vaquinhas e assistir o vídeo das campanhas! Isso pode te dar algumas ideias.

Também é muito legal se você aparecer no vídeo! Isso pode gerar uma aproximação com as pessoas que estão do outro lado da tela, além  de conceder ainda mais credibilidade para sua vaquinha. Por isso, pense com carinho nesta ideia 🙂

2. Prepare-se para Começar

Se você pretende fazer um vídeo com imagens e a sua voz no fundo, uma opção é  gravar com um celular e unir tudo em um dos vários aplicativos próprios para isso. Então garanta que você reuniu todas as imagens no seu celular ou computador e escreva o que pretende falar. Então é só começar a colocar em prática!

Já no caso de um vídeo seu contando sua história, na hora da preparação, lembre-se de pensar cuidadosamente o local onde irá gravar. Prefira locais com boa iluminação e com menos barulho possível. Isso garante uma gravação de qualidade, em som e imagem, mesmo de um vídeo com celular

É importante apoiar seu equipamento em algum local estável, como um tripé, um móvel da sua casa ou, até mesmo, uma pilha de livros. Lembre-se de não ficar muito longe da câmera, assim você garante que está captando bem a sua fala, e de utilizar o celular ou a câmera gravando na horizontal.

Faça alguns vídeos-teste e assista em seguida. Você consegue se ouvir e ver com clareza? Se a resposta for sim para essas perguntas, é só apertar o play e começar pra valer!

Se você tiver dificuldades nesse processo, também pode pedir ajuda para amigos e familiares ao gravar um vídeo. Faz toda a diferença quando você constrói esse projeto coletivamente. E vai que alguém aí tenha experiência nisso?

3. Publique seu Vídeo

Observe se você contemplou o que gostaria e no tempo certo! Se estiver tudo ok, você já pode partir para a próxima etapa: subir o vídeo no Youtube e acrescentar à descrição da sua vaquinha. 

Para isso, primeiro crie ou acesse sua conta no Youtube e selecione a opção “Enviar Vídeo”. Selecione o vídeo que você quer publicar, preencha os campos de título e descrição e aguarde até a publicação ser concluída (o Youtube também permite editar vídeo, então aproveite o que a plataforma oferece para fazer ajustes finais).

Ao terminar, copie o link do vídeo no Youtube e cole no campo “Vídeo” da sua Vaquinha. Para isto, entre com seu login no site do Vakinha, clique em “Minhas Vaquinhas” > “Gerenciar” > “Editar”. Procure o campo “Vídeo” e cole o link na caixa indicada. Então é só clicar em “Salvar” no fim da página e pronto! 

Você também pode utilizar este vídeo para divulgar sua vaquinha nas redes sociais. Vídeos em sites como Instagram e Facebook podem alcançar ainda mais pessoas.

Que tal começar a criar um vídeo e engajar mais pessoas na sua vaquinha? Para qualquer ajuda, pode chamar nossa equipe. Somos especialistas em Vaquinhas 🙂

© 2024 - Todos direitos reservados