
A rifa solidária pode parecer uma alternativa quando a vida pede ajuda, mas cuidado: essa prática não é legalizada no país.
Por isso, vale recorrer a outras alternativas para arrecadar dinheiro. Seja para pagar um tratamento de saúde, ajudar um abrigo de animais, financiar uma formatura ou reconstruir uma casa depois de um desastre, o Vakinha apresenta formas mais acessíveis, criativas e seguras de buscar ajuda.
Neste artigo, você vai entender o que é uma rifa solidária, a razão da sua ilegalidade no país e como arrecadar do jeito certo — com organização, propósito e bons resultados.
A rifa solidária é uma ação de arrecadação de recursos na qual pessoas compram números ou bilhetes para concorrer a um prêmio.
O dinheiro arrecadado é destinado a uma causa específica, geralmente de cunho social, emergencial ou afetivo.
Na prática, é um gesto coletivo: todo mundo colabora com um pouquinho, e, ao final, alguém é sorteado. Mas, no fundo, todos ganham. Quem precisa recebe apoio, quem doa participa de algo maior.
Não, rifas solidárias não são permitidas no país.
No Brasil, sorteios com fins comerciais precisam de autorização da Caixa Econômica Federal (Lei 5.768/71). No entanto, segundo o Ministério da Fazenda, a realização de sorteios, por si só, não são ilegais.
Já os sorteios autorizados pelo Ministério da Fazenda precisam seguir uma série de regras, como:
Os sorteios voltados para causas sociais se enquadram nas chamadas “operações filantrópicas”, que têm requisitos mais rígidos.
Diante da ilegalidade da rifa solidária no Brasil, não recomendamos o uso dessa prática. Mas você pode abrir uma vaquinha em diversas situações. Veja alguns exemplos reais:
Não é rifa solidária, mas também tem propósito. O Vakinha é uma excelente plataforma para arrecadar com segurança e simplicidade.
Você pode:
Quer começar agora mesmo? Crie sua vaquinha!
No Leilão do Vakinha, cada doação conta como um lance. Ou seja, quanto mais você doar, maiores são suas chances de levar o prêmio.
Ao final da ação, quem tiver feito a maior doação acumulada será o vencedor e receberá o item ou experiência oferecida.
Diferente de um sorteio, o leilão é uma forma de solidariedade com recompensa: você doa, ajuda uma causa e ainda pode ganhar algo em troca.
Informação importante: só serão considerados válidos os pagamentos realizados até às 23h59 da data de encerramento do leilão. Doações compensadas após esse horário serão integralmente devolvidas ao doador.
Outra alternativa à rifa solidária é o Vakinha Premiada. Você já ouviu falar?
Com ele, ao criar vaquinhas, fazer doações ou comprar corações, você ganha números da sorte para concorrer todos os meses a R$15.000!
Confira o regulamento completo e veja como participar!
Todo cuidado é pouco na hora de criar uma rifa solidária. Por isso, prefira recorrer a alternativas seguras disponibilizas pela maior plataforma de arrecadações da América Latina.
O Vakinha conecta realidades, espalha cuidado, multiplica esperança. E mesmo que nem todo mundo leve o prêmio pra casa, todo mundo leva algo no coração.
Seja rifa legalizada, leilão ou vaquinha, o Vakinha é o lugar perfeito para transformar causas em movimento de apoio. Afinal, toda ajuda começa aqui!