Escrito por: Alex Torrealba
Quantas pessoas eu preciso mobilizar para a minha campanha?
Nesse artigo, vamos te ensinar duas maneiras bem fáceis de calcular o público necessário para você atingir sua meta

Criar uma campanha para arrecadar dinheiro no site do Vakinha é tão simples, que passa a impressão de que mobilizar as pessoas é algo trivial. Mas o fato é que para conseguir doações para sua vaquinha, é preciso ter um mínimo de planejamento (confere nosso artigo com 13 dicas para você fazer sua campanha bombar).

Uma informação, em especial, é fundamental para verificar se você terá sucesso ou não: quantas pessoas são necessárias para você atingir a sua meta. Dependendo do valor que você irá pedir, talvez não seja suficiente apenas pedir dinheiro para seus familiares e amigos. Mas como saber isso?

Nesse artigo, vamos te ensinar duas maneiras bem fáceis de calcular o público necessário para você atingir sua meta!

Calculando pela Média Histórica de Doadores no Vakinha

Primeiramente, vamos utilizar como base as campanhas de sucesso do Vakinha. Nossa plataforma conta com inúmeros casos de sucesso, dos mais variados tipos. Existem campanhas que atingiram suas metas com poucas doações de alto valor, e outras que atingiram com muitas doações de baixo valor. Por isso, analisamos a média de doadores de campanhas dos últimos 12 meses, nos seguintes intervalos de valores:

  • 50 vaquinhas de 1 mil até 5 mil reais
  • 50 vaquinhas de 5 mil até 10 mil reais
  • 50 vaquinhas de 10 mil até 15 mil reais
  • 50 vaquinhas de 20 mil até 25 mil reais
  • 50 vaquinhas de 25 mil até 50 mil reais
  • 30 Vaquinhas de 50 mil até 100 mil reais
  • 15 Vaquinhas acima de 100 mil reais

Note que esse estudo é muito baseado na média histórica do Vakinha, e não considera o valor exato da sua meta. Ainda assim, ele é bastante válido porque se baseia no comportamento dos usuários da plataforma. Ou seja, são casos reais de campanhas que tiveram, em média, esse volume de doação. Sendo assim, você pode usar esses valores como base para o planejamento da sua campanha.

A segunda forma de calcular é bastante simples e se baseia no ticket médio do Vakinha em relação ao valor exato da sua campanha.

Calculando pela Média de Valores Doados (Ticket Médio)

A média de valores doados (ou ticket médio) é calculado com base no valor arrecadado pela campanha dividido pela quantidade de pessoas que doaram. Uma campanha de 1 mil reais que teve 50 doadores, terá como ticket médio o valor de 20 reais (1.000 / 50 = 20). Ou seja, em média, as pessoas doaram 20 reais para a campanha. Tendo este valor do ticket médio, é possível estimar quantas pessoas você precisará conseguir para doarem para sua campanha ter sucesso.

Neste ano de 2017, no Vakinha, a maioria das campanhas que arrecadam possuem um ticket médio de 85 reais. Agora, pegue o valor que você deseja para a sua campanha e divida por 85 reais. O resultado será a quantidade de colaboradores que, em média, você precisará para a sua campanha ter sucesso. Usando como exemplo um valor de campanha de 10 mil reais, teríamos o seguinte cenário:

  • Meta de 10 mil reais dividido por 85 reais = 117 colaboradores

Ou seja, você precisaria, em média, de 117 colaboradores para que a sua campanha atinja a sua meta. Bem interessante, né?

Conclusão

Saber quantas pessoas precisam participar da sua campanha para que ela atinja o sucesso é fundamental. Com essa previsão você poderá identificar se sua rede de contatos próxima (amigos e familiares) será suficiente para atingir a sua meta. Ou se terá que encontrar formas de conseguir mais doadores!

E lembre-se: nem todos que visitaram a sua campanha irão doar. Por isso, divulgue bastante e conte com sua rede próxima para que você consiga atingir o sucesso!

Veja nesse artigo 13 dicas incríveis para você fazer sua campanha bombar. 

E crie a sua vaquinha agora mesmo!

© 2024 - Todos direitos reservados