SOS ENCHENTES! Ajude cidades gaúchas atingidas pelas chuvas: Doe agora mesmo
Programa de rádio cria vaquinha e arrecada mais de meio milhão, para as vítimas das enchentes
Programa de rádio cria vaquinha e arrecada mais de meio milhão

O programa de rádio “Pretinho Básico” mobilizou mais de 9 mil pessoas em uma campanha para ajudar as vítimas das enchentes, no Rio Grande do Sul. A vaquinha arrecadou mais de meio milhão de reais.

Conheça o Pretinho Básico

O Pretinho Básico, ou PB, como é chamado pela audiência e pelos apresentadores, surgiu no em 2007 com o objetivo de frear o crescimento da emissora concorrente do Grupo RBS, a rádio Pop Rock. O programa tem uma audiência de 17.805 ouvintes por minuto é um dos programas de rádio preferido dos gaúchos.

A iniciativa de criar a campanha

Assim que os comunicadores receberam as notícias das fortes chuvas no interior do RS, perceberam que além de comunicar, seria necessário fazer mais pela população atingida. O Raphael Gomes, produtor do programa e criador da vaquinha, foi até as cidades atingidas e relata “Parecia um cenário de guerra. As pessoas andando sem rumo, postos de gasolina sem ninguém, casas completamente destruídas, mercados vazios…assustador”.

Assim que a campanha foi criada, foi divulgada na rádio e até de forma individual nas redes sociais de cada comunicador. No mesmo momento as doações foram chegando e criou-se uma grande corrente do bem. Raphael também comenta que ficou impressionado com a força da audiência do programa, pois a ajuda foi chegando muito rápido.

O valor arrecadado foi distribuído para as famílias afetadas através da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. Os municípios que mais sofreram com as chuvas estão no Vale do Taquari, Muçum, Roca Sales, Passo Fundo e Encantando. Mais de 340 mil pessoas foram atingidas. Esse foi o maior desastre natural dos últimos 40 anos no estado.

© 2024 - Todos direitos reservados