
Por Renata Fehlauer – Head Instituto Vakinha
Desde a década de 1990, o movimento Outubro Rosa transcende fronteiras, conscientizando sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção do câncer de mama, tipo mais comum entre mulheres.
Nascido nos Estados Unidos, o movimento ganhou força no Brasil, com grande adesão de instituições públicas e da sociedade civil. Sua importância reside, sobretudo, na informação disseminada sobre a doença, que, se detectada em estágios iniciais, apresenta chances de cura de até 95%.
A mensagem central do movimento é clara: a prevenção é a nossa maior aliada. Incentivar a realização periódica da mamografia de rastreamento para mulheres na faixa etária recomendada e promover o autoconhecimento do corpo, com a observação atenta das mamas, são atitudes que salvam vidas.
O papel das organizações junto a população vulnerável
Embora a conscientização seja ampla, o acesso aos serviços de saúde e o suporte durante o tratamento não são equitativos, especialmente em países com alta desigualdade social como o Brasil. Nesse cenário, as Organizações Sociais são cruciais, especialmente para as mulheres socialmente vulneráveis. Essas instituições complementam o sistema público de saúde, fornecendo:
“Para a mulher em situação de vulnerabilidade, os desafios são ainda maiores: envolvem a dificuldade de acesso ao transporte para realizar o tratamento, a ausência de recursos para uma alimentação adequada, a necessidade de redes de apoio e de acesso à informação sobre o câncer de mama e a própria jornada oncológica. As organizações de sociedade civil atendem em parte essas necessidades, oferecendo acolhimento, orientação e suporte em um momento de extrema fragilidade.” Mely Paredes, Coordenadora de Comunicação e Relacionamento da FEMAMA
Solidariedade que acolhe: Apoie a causa no Vakinha
O sustento do trabalho dessas instituições reside na força da solidariedade. E o Vakinha, como maior plataforma de crowdfunding do país, é um catalisador desta força. Campanhas como a “Vakinha Além do Câncer” são canais diretos e transparentes para que todos possam ser agentes de transformação.
Ao apoiar estas arrecadações, você contribui diretamente para que organizações sociais sustentem suas ações, adquirindo equipamentos, custeando tratamentos e oferecendo o suporte humanizado que faz toda a diferença na jornada oncológica dos pacientes e suas famílias.
Sua contribuição é um investimento na vida, na saúde e na equidade! Pois o diagnóstico precoce é o caminho para a cura, mas o apoio da sociedade é o elo que garante que NENHUMA mulher vivencie o câncer sozinha. Então, neste outubro, abrace o rosa!