Escrito por: Alex Torrealba
Natal Solidário do Vakinha: juntos fazemos o bem
Que tal aproveitar esse momento e criar uma vaquinha solidária para quem precisa?

Chegamos ao final de mais um ano. O ano de 2016 foi cheio de emoções, sejam boas ou ruins. Com as festividades do Natal e do Ano Novo, as pessoas costumam mudar um pouco, se tornando mais solidárias do que normalmente são durante o ano.

Que tal aproveitar esse momento e criar uma vaquinha solidária para quem precisa?

Criar uma campanha solidária é uma forma incrível de fazer o bem para quem precisa. Existem diversas formas de fazer isso. O objetivo deste artigo será de apresentar algumas ideias, baseando-se em campanhas já criadas e ativas no site. Quem sabe elas podem te inspirar a criar uma junto com seus amigos?

Realizamos uma análise junto as vaquinhas criadas desde o início do mês de outubro até a data de publicação deste artigo. Contabilizamos 422 vaquinhas criadas que estão associadas diretamente a alguma ação solidária de Natal. São campanhas de diversas partes do país, de norte ao sul.

O interessante destas campanhas é que algumas delas são fruto da iniciativa de apenas uma pessoa. Como é o caso da jovem Lilian, de Varginha-MG, que criou uma vaquinha para arrecadar verba e ajudar a presentear com uma ceia de natal algumas famílias carentes da sua cidade.

Há também o Guillermo, de Porto Alegre-RS, que criou uma vaquinha para ajudar um projeto social que leva esporte e disciplina para diversas crianças de comunidades carentes. A ação já alcançou metade da meta dos R$ 9.000,00 pretendidos. Ajudar um projeto que você se apaixonou é uma excelente forma de retribuição!

Também tem a campanha do Renato, de Osasco-SP, que criou uma vaquinha para comprar bombons e panetones para que possam presentear as crianças e suas famílias de comunidades carentes. Uma ideia simples e que vai trazer bastante alegria para todos.

E os animais? Eles também são lembrados pelas campanhas solidárias deste natal. O grupo “Toca dos Gatinhos” criou uma vaquinha para arrecadar sacolinhas de Natal para a entidade que cuida dos felinos. E o Lucas, de Curitiba-PR, criou uma vaquinha para tentar dar um Natal feliz aos animais da ONG “Animais sem Teto”, buscando arrecadar verba suficiente para comprar ração e mantimentos.

Há também as campanhas que envolvem grupos de pessoas dispostas a dar um natal mais alegre para moradores de rua. O grupo “Anjos de Sopas” criou uma vaquinha com o objetivo de fazer uma ceia de natal para moradores de rua da cidade. E a Sônia, de São Paulo-SP, criou uma vaquinha com um grupo de voluntários para também fazer uma ceia especial para os abrigados e solitários que vivem nas ruas.

A Maria Fernanda, de São Paulo-SP, juntou um grupo de voluntários para fazer uma festa de natal em um asilo para idosos. Eles criaram uma vaquinha e vão levar alegria para o Asilo São Vicente de Paulo de Mairiporã. Uma campanha similar foi feita pelo Valmir e seu grupo, em Nazaré-BA: eles criaram uma vaquinha chamada “Adote Um Sonho de Natal” que irá presentear os idosos que estão no Abrigo Paulo de Tarso.

Há ainda as ações voltadas para as crianças! Em Mogi das Cruzes-SP, a ONG Jabuti criou uma vaquinha para comprar brinquedos de Natal para cada uma das 344 crianças com idade de 0 a 6 anos e que participam das ações do projeto. Outra campanha legal é a da Luciana, que criou uma vaquinha para uma festa de Natal na escola municipal Fazenda Alpina, em Teresópolis-RJ. São 90 crianças que serão beneficiadas e terão um dia mais alegre para passar com a família e coleguinhas.

E, por fim, vale citar as ações focadas em ajudar crianças que estão em lares e abrigos. O Luciano, de Fortaleza-CE, criou uma vaquinha para, pela quinta vez seguida, realizar o sonho e dar um natal especial para as crianças do lar Batista , uma casa de acolhimento que abriga hoje 15 crianças carentes. Uma ideia similar a do Guimarães, de São Paulo-SP, reuniu um grupo de voluntários e criou uma vaquinha para ajudar na Fundação Francisca Franco a ter uma festa de Natal para as crianças ali abrigadas. O grupo criou até um vídeo para a campanha, confira no link! Clique aqui para assistir.

E aí? Que tal começar uma campanha de Natal Solidário você também?

Você pode ajudar famílias carentes, ONGs, escolas, abrigos, idosos, crianças, animais… são inúmeras opções. Com um pouco de dedicação você pode transformar e encher de alegria a vida de outras pessoas (e, de quebra, a sua também).

Crie a sua vaquinha de Natal Solidário agora mesmo!

© 2024 - Todos direitos reservados