Escrito por: Alex Torrealba
Não consigo arrecadar: o que fazer?
Algumas pessoas acabam tendo dificuldade na hora de arrecadar fundos com uma vaquinha online. Isso pode causar uma certa frustração quando você não sabe como reverter esta situação, não é mesmo? Mas não se preocupe, separamos uma lista de itens que podem te ajudar a arrecadar mais e ter sucesso com a sua vaquinha.

Algumas pessoas acabam tendo dificuldade na hora de arrecadar fundos com uma vaquinha online. Isso pode causar uma certa frustração quando você não sabe como reverter esta situação, não é mesmo?  Mas não se preocupe, separamos uma lista de itens que podem te ajudar a arrecadar mais e ter sucesso com a sua vaquinha

1. Certifique-se de que sua apresentação é atraente

A apresentação da campanha é composta pelos elementos título, foto e descrição. Ou seja, é a primeira coisa a ser vista pelos futuros doadores da sua vaquinha, quando encontram a campanha. Por isso é tão importante na hora de uma pessoa decidir que vai contribuir com uma causa

Peça uma segunda opinião

Se você está tendo dificuldade para arrecadar, verifique se esses elementos na apresentação da sua campanha estão claros e fornecem as informações necessárias de forma objetiva e atrativa. 

Uma boa dica é pedir para que um amigo ou familiar olhe para você e diga se ele pode compreender o que você propõe, se tem sugestões de como você poderia melhorar, se o título está atraente, etc. Você verá que um segundo olhar pode fazer toda a diferença!

Inspire-se em outras campanhas

Outra dica, para investir nessa apresentação da forma certa, é explorar outras vaquinhas e ver como é a apresentação de campanhas que já estão arrecadando bem. Você pode visitar a capa do site e acessar às campanhas que mais arrecadaram na última semana. 

Então, é só soltar a sua criatividade e abusar dos recursos que o Vakinha oferece: faça um vídeo, acrescente mais informações e imagens à sua descrição, entre tantas outras possibilidades. Lembre-se que uma apresentação caprichada, pode significar ainda mais credibilidade para sua campanha! 

2. Monte uma Equipe de Apoio

Uma ótima forma de começar a arrecadar é criando uma equipe de apoio, ou seja, chamando pessoas que você conhece para te ajudar. Como você já pode ter visto por aqui, divulgação é a chave para conseguir contribuições na sua campanha, por isso, quanto mais pessoas te ajudarem nessa missão, maiores serão suas chances de começar a arrecadar. 

Todos Divulgam = Mais Visibilidade

Você pode pedir para que cada amigo compartilhe o link do Vakinha com sua rede de contatos via Whatsapp e que publiquem em seus perfis nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, etc) um pedido de doação à campanha. 

Imagine: se pelo menos uma pessoa da rede de contatos de cada amigo conseguir ajudar, você já estará alguns passos a frente. E quanto mais a sua campanha se espalhar, mais chances de receber doações você terá. 

Número Mágico: alcance 3 contribuições

Se cada um que está te ajudando a divulgar, e até você, contribuir com algum valor, mesmo o mínimo de R$25,00 já fará uma grande diferença na sua campanha. Isso porque, quando as pessoas virem que sua vaquinha já começou a arrecadar, se sentirão mais motivadas e confiantes para doar também. 

Além disso, a partir de três contribuições de CPF diferentes você garante uma série de vantagens para sua vaquinha no site. Assim que você conquistar os três primeiros contribuintes, poderá: 

  • Aparecer na busca por palavras-chave e na Aba “Explorar” do site;
  • Ter uma página exclusiva, sem dividir espaço com vaquinhas relacionadas;
  • Ganhar imagens prontas para compartilhamento;
  • Ativar recebimento de contribuições internacionais.

3. Divulgue muuuuito sua Vaquinha

Sim, divulgação é a chave de sucesso para sua vaquinha, então você precisa colocar bastante energia nessa parte! A boa notícia é que você não precisa de muitos recursos, usando apenas as suas próprias redes sociais já é possível fazer muuuuito para sua campanha, inclusive de forma diferenciada

Mantenha o Foco

É difícil, mas no final será recompensador! Para atrair cada vez mais contribuintes, você precisa atualizar as redes que escolheu para divulgar a vaquinha. O ideal é que você esteja próximo das pessoas, respondendo comentários, mensagens e diversificando esta comunicação, sempre que possível.

Por exemplo, se você já compartilhou com todos os seus contatos do Whatsapp e já fez um post no seu perfil de Facebook e Instagram, é hora de compartilhar com outras pessoas. Encontre grupos do Facebook, Fanpages, hashtags e eventos que estejam, de alguma forma, relacionados com a sua causa e conte a sua história, compartilhe com essas pessoas o seu pedido! 

Envolva sua Rede

Chame a sua equipe de apoio para fazer o mesmo! Vocês podem criar um Evento no facebook e convidar pessoas para contribuir, por exemplo. Outra dica é entrar em contato com instituições e pessoas influentes (figuras públicas, famosos, influenciadores digitais, ONGs, etc) para também compartilharem e contribuírem com sua Vaquinha. Em conjunto, vocês poderão desenvolver outras estratégias para sua campanha alcançar mais!

Os seus amigos nas redes sociais também podem te surpreender se você estimular esse engajamento. Publique sobre sua campanha conforme você se aproxima da meta e chame todo mundo pra compartilhar e te ajudar a chegar no tão sonhado objetivo.

Invista em corações

Agora, o Vakinha tem uma forma de dar destaque para as vaquinhas online da nossa plataforma. Ao receber corações, a campanha pode entrar na lista das mais amadas e, com isso, ter mais chances de arrecadar. Você pode ver as vaquinhas mais amadas clicando aqui e também pode comprar corações para usar na sua campanha ou na de outras pessoas!

Vamos Começar?

Essas são apenas algumas dicas que podem te ajudar a arrecadar, depois de criar sua vaquinha, mas existem inúmeras formas de você fazer a campanha alcançar mais pessoas. Pequenas ações já podem significar muito! Você verá que a partir das primeiras contribuições o progresso será claro. 

Lembre-se que, a qualquer momento, você pode contar com um dos nossos especialistas em vaquinhas para tirar dúvidas e solucionar algum problema. Precisa de ajuda? É só chamar nossa equipe aqui 🙂

© 2024 - Todos direitos reservados