Histórias Inspiradoras do Vakinha - Inovações para o bem!

Histórias Inspiradoras do Vakinha - Inovações para o bem!

Nada melhor do que sextar com boas notícias, não é mesmo? Nessa semana, mostramos muitas histórias inspiradoras nas redes sociais do Vakinha, e a inovação para o bem chamou atenção dos nossos seguidores!

Começaremos com a história de uma mulher que foi reconhecida pelo Programa Ambiental das Nações Unidas por conta da sua invenção. A engenheira queniana Nzambi Matee desenvolveu tijolos de plástico reciclado que são sete vezes mais fortes que o concreto! A ideia surgiu a partir de muita observação dos garis recolhendo plásticos das ruas de sua cidade.

Os tijolos podem ser fabricados de diversas cores e formatos. Além disso, o material ajuda a combater a poluição na sua cidade, reciclando plásticos que seriam descartados. Uma invenção como essa inspira a criação de muitas outras alternativas sustentáveis.

Como a invenção do Gabriel Ferreira, estudante brasileiro de 17 anos, que teve a ideia de um sistema que filtra microplásticos na água. Sob a orientação da sua professora Fernanda Poleza, o jovem criou esse sistema que pode ser usado em Estações de Tratamento.

Sua invenção garantiu diversos reconhecimentos para Gabriel. Ele foi destaque na Feira Nacional de Ciências e Engenharia, e o seu projeto foi premiado pelo Instituto Internacional de Águas de Estocolmo, um dos maiores prêmios de Saneamento Básico do mundo. Gabriel foi o primeiro brasileiro a ter essa conquista e já está usando seu sistema para ajudar sua cidade.

Por fim, uma inovação que pode ajudar a salvar a vida do Lucas. Ele luta contra um tumor cerebral há cinco anos, tendo feito duas cirurgias e outros tratamentos. No entanto, o tumor voltou a crescer e ele precisará realizar um novo procedimento de emergência.

Mesmo assim, sua família não perdeu as esperanças e recebeu uma ótima notícia. Neurologistas de São Paulo estão desenvolvendo uma pesquisa Imunoterápica muito promissora no tratamento do tumor cerebral. O Lucas se consultou com um dos médicos responsáveis pela pesquisa e poderá fazer o tratamento e a cirurgia.

Para isso, ele conseguiu arrecadar em pouco tempo mais de R$100 mil com uma vaquinha online criada no Vakinha. O valor do tratamento é de R$80 mil e o jovem poderá seguir acreditando na vida e na cura da sua doença graças a ajuda de muitas pessoas!

Quer conferir mais histórias incríveis como essas? Então siga o @vakinha no Instagram.

Vakinha, toda ajuda começa aqui!

Todos os direitos reservados. 2021