Escrito por: Alex Torrealba
Como saber se uma vaquinha online é confiável?
Confira dicas para descobrir se uma vaquinha online é segura ou não

A popularização do crowdfunding no Brasil trouxe inúmeros benefícios para a comunidade.  Doar para vaquinhas online é seguro e é uma das formas mais transparentes de acompanhar como seu dinheiro impacta na vida de alguém. Você consegue acompanhar a evolução da campanha, tem a segurança das suas transações e tem um canal de contato com o criador da vaquinha online.

Ainda assim, infelizmente, algumas notícias de vaquinhas falsas tem deixado nossos usuários preocupados. São pessoas mal intencionadas que se valem da boa vontade de pessoas do bem para tentar arrecadar dinheiro. Embora ainda sejam uma minoria (representam menos de 1%), as vaquinhas falsas merecem uma atenção especial da nossa equipe e dos nossos usuários. 

Afinal, vaquinhas online são confiáveis?

Neste post, iremos apresentar como é fácil identificar fraudes e vaquinhas falsas para que ninguém jamais tente lhe enganar novamente. São dicas simples, rápidas e poderosas!

Existem basicamente dois tipos de vaquinhas falsas: as clonadas (quando alguém copia fotos e textos de alguma campanha que esteja em evidência) e as histórias falsas (quando alguém cria uma campanha para algum motivo que não é real, como ajudar alguém doente).

Essas dicas vão te ajudar a identificar se uma campanha é fraude ou não. Fique atento a elas, caso suspeitar da veracidade de uma campanha.

Desconfie de vaquinhas online com histórias pobres

Os textos e as fotos de uma vaquinha são as principais formas do criador da campanha convencê-lo a realizar uma doação. Uma vaquinha falsa geralmente não tem uma história convincente e é muito pobre em conteúdo. Isso porque a pessoa que criou a campanha raramente irá investir tempo inserindo fotos e textos para ilustrar a campanha, muito menos será convincente nas suas motivações. Você irá notar que as fotos, se houver, serão genéricas e o texto bem genérico. A não ser que a vaquinha seja clonada de alguma campanha de sucesso, nesse caso…

Verifique as doações na campanha

Se você suspeita que a vaquinha possa ser falsa ou clonada, observe a quantidade de doações dela. Dificilmente você será uma das primeiras pessoas a doar em uma campanha que esteja em evidência. Se você ouviu falar da campanha, mas ela tem apenas uma ou duas doações, desconfie. Se nem mesmo os familiares da pessoa estiverem participando, é porque há algo errado. Outra dica legal é verificar a quantidade de doações em relação ao valor arrecadado. Se uma campanha tiver apenas duas doações, mas já tiver arrecadado algo como R$ 1.000,00, investigue mais.

Verifique os compartilhamentos e comentários

Todas as vaquinhas possuem um espaço para as pessoas comentarem e um botão para compartilhar a campanha no Facebook.

Se a campanha está tendo um relativo sucesso, você verá que pessoas estarão compartilhando e deixando comentários.

Então, se você notar que o botão de compartilhamento estiver zerado e a campanha não possuir comentários, desconfie! De novo, se nem mesmo os familiares da pessoa estiverem participando, é porque há algo errado. E continue investigando antes de doar.

Procure pelo título da vaquinha online no nosso site

O site do Vakinha possui um campo de busca no cabeçalho. Experimente buscar pelo titulo da campanha e veja se existem campanhas iguais. Se isso acontecer, você facilmente conseguirá identificar qual é a campanha verdadeira e qual é a falsa. Campanhas clonadas geralmente mantém o mesmo título como uma forma de enganar possíveis doadores.

Verifique o autor da vaquinha e a cidade

Outra dica muito legal é verificar o nome, a cidade e a foto do autor da campanha. Se você não conhecer o autor da campanha, suspeite. Se a cidade informada for diferente da cidade da vaquinha, suspeite. E se o autor não tiver nenhuma foto no avatar, suspeite. Criadores de campanha que levam suas vaquinhas a sério irão preencher essas informações da forma mais completa possível.

Suspeitou da vaquinha? Denuncie!

Se você chegou a conclusão de que a campanha é falsa ou clonada, denuncie! O Vakinha é uma plataforma que se beneficia da comunidade ativa, ou seja, são vocês que nos ajudam a filtrar as boas e as más campanhas.

E se eu doar para uma campanha falsa?

Se você acabar doando para uma campanha falsa, dentro do site do Vakinha, não se preocupe. Todas as doações, antes de ficarem disponíveis para o saque, ficam em “quarentena” por 14 dias. Ou seja, você terá pelo menos esse prazo para solicitar um estorno do valor. Basta entrar em contato conosco.

Além disso, nossa equipe financeira analisa todos os pedidos de saque dos usuários e se perceber que uma campanha é suspeita, irá analisar o caso com atenção. As chances de um fraudador conseguir botar as mãos no dinheiro de algum desavisado é quase zero. Não se preocupe! Esse dinheiro será repassado para a campanha verdadeira ou estornado para os doadores originais 🙂

Viu como é seguro abrir uma vaquinha online confiável e segura? Que tal começar a sua? Veja neste post como é fácil.

© 2024 - Todos direitos reservados