Escrito por: Alex Torrealba
A menina que mobilizou cinco mil pessoas
Como uma campanha de solidariedade conseguiu mobilizar a internet brasileira com uma corrente de esperança, e com isso, atingir um recorde de arrecadação? Esta é a história da Gigi

Como uma campanha de solidariedade conseguiu mobilizar a internet brasileira com uma corrente de esperança, e com isso, atingir um recorde de arrecadação? Esta é a história da Gigi.

Geovana Lima, uma simpática menina de 11 anos, tem Síndrome de Morsier, que causa má formação do nervo ótico, e a avó dela, Cleonice Lima Takassi, de 59 anos, não poupou esforços para que a menina consiga enxergar a luz do dia pela primeira vez e realizar este que é o seu maior sonho. Um tratamento na Tailândia se demonstrava como uma opção para a Gigi voltar a enxergar. Mas, o grande problema disto, eram os custos envolvidos. O preço da cirurgia é de 33 mil dólares, sem contar os custos com a viagem.

Conhecendo o site do Vakinha.com.br, Cleonice decidiu abrir a sua campanha, tendo uma meta estabelecida de 90 mil reais. Por si só, este já seria um grande desafio, uma vez que mobilizar as pessoas em favor de uma campanha como essa, não é fácil. Foi então que tudo começou a conspirar em favor da Gigi. Com a ajuda de um casal dono de uma agência de comunicação, o publicitário Marco Iarussi e a jornalista Tati Vadiletti, que conheceram Geovana e a avó num centro espírita e ajudaram a criar toda campanha que resultou num sucesso incrível.

Após estruturar os textos que seriam apresentados, o grupo criou um vídeo e uma página no Facebook, de onde disparavam os pedidos de ajuda. O vídeo foi um sucesso incrível, viralizando rapidamente na internet, a vaquinha da Gigi teve quase 10 mil compartilhamentos no Facebook. Inúmeras pessoas conhecidas na rede, como a apresentadora Maísa, o repórter Vesgo (do Pânico) e a cantora Priscilla Alcantara, se juntaram a campanha, o que contribuiu ainda mais para a disseminação da vaquinha.

O resultado disto foi avassalador: quase 5 mil colaborações foram feitas. Não apenas do Brasil, mas também da Austrália, Japão e Suíça. E a incrível marca de R$ 423.116,00 foi atingida, resultando na maior arrecadação do site.

A comemoração foi imensa por parte da família! A avó gravou um vídeo agradecendo a todos os colaboradores e a mobilização que foi feita em favor da campanha. Ela quase não conseguia acreditar que seria possível bater a meta (imagina superar em quatro vezes o valor!).

A viagem já foi marcada e, segundo os médicos, a expectativa de sucesso é alta. É bem provável que a Gigi possa enxergar o nome dos seus quase 5 mil padrinhos e possa agradecê-los do fundo do coração. Vamos todos fazer uma corrente positiva para que essa história tenha um final ainda mais feliz.

O que você pode aprender sobre isso?

A campanha da Gigi demonstrou algumas práticas que são fundamentais para o sucesso de uma campanha de arrecadação:

  1. Transformar sua história em uma boa história: saber contar uma boa história é uma das estratégias de ouro para se comunicar com as pessoas. Isso causa empatia e gera um relacionamento forte.
  2. Um bom vídeo: o vídeo é uma das ferramentas presentes em praticamente todas as campanhas de sucesso. Um vídeo que seja engajador e que consiga resumir a história em no máximo 3 minutos é fundamental. Ter qualidade profissional conta, mas não é o mais importante. Não deixe de considerar de fazer um vídeo!
  3. Criar uma comunidade: nós falamos sempre que o primeiro passo para sua campanha dar certo é mobilizar a sua rede de contatos (amigos e familiares). Quanto mais pessoas se juntarem a sua campanha, mais chances dela atingir cada vez mais gente. No caso da Gigi, o casal de publicitários ajudou a campanha a chegar a milhares de pessoas.

A Gigi teve um final feliz para a sua campanha. E você, o que está esperando para tentar? Abra a sua vaquinha hoje mesmo e junte-se a centenas de pessoas que realizam seus sonhos todo o mês.

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