Vaquinha / Outros / Dinheiro

Victor em Yale

ID da vaquinha: 57199
Victor em Yale
0 coração recebido
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
URL copiada!
66%
Arrecadado
R$ 3.450,00
de
Meta
R$ 5.200,00
Apoiadores
16
Encerrada
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens
Uma breve introdução:Olá, eu sou o Victor, um estudante do 2º ano do ensino médio, mas pode me chamar de Bartho. Você merece essa intimidade porque eu te considero uma pessoa muito especial, já que tirou tempo para ler minha história. Eu fui aprovado,com bolsa integral, para um programa de verão em Yale, uma das melhores universidades do mundo. Esse curso de verão,o Yale Young Global Scholars tem um papel importante no meu sonho. Você poderia me ajudar?Thumb accvakResumo da minha jornada:

Minha jornada começou no ensino fundamental, quando eu estudava em escola pública. Eu era um aluno de destaque acadêmico e curioso, porém meu potencial não era totalmente aproveitado devido à baixa qualidade do ensino público. Tudo mudou, quando, no 7º ano do ensino fundamental, minha professora de matemática me indicou o ISMART (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos), uma ONG que dá bolsas de estudo e outras oportunidades acadêmicas para alunos sem condições financeiras. Fui aprovado, e ganhei uma bolsa para um curso preparatório durante os anos finais do ensino fundamental. Já que a escola para qual eu fui aprovado é muito seletiva, e devido à defasagem da escola pública, o cursinho me ajudaria com o conteúdo necessário para prestar um vestibulinho e quem sabe ser aprovado com bolsa integral como um aluno regular no ensino médio. Assim, durante o 8º e 9º ano do ensino fundamental, estudei no período da manhã na escola pública, e no período da tarde, fiz o curso preparatório. A dupla jornada durante os dois anos foi árdua, mas no final tudo deu certo, e esse é meu segundo ano como aluno regular no Colégio Bandeirantes.

No meu 1º ano do ensino médio, descobri que queria fazer graduação no Estados Unidos (contarei mais sobre isso logo), então, desde esse momento venho perseguindo oportunidades para realizar esse desejo. Até o momento, eu participei do MLAB (Mentoring and Language Acquisition in Brazil), um programa de parceria entre Harvard University e alguns colégios brasileiros. Nesse programa, cada aluno tem um mentor, que é aluno de Harvard. O objetivo do programa é o intercâmbio cultural, o desenvolvimento da língua inglesa, e o desenvolvimento da língua portuguesa para os estudantes de Harvard. Além do MLAB, sou participante do programa Oportunidades Acadêmicas, que além de ajudar no processo de aplicação para universidades estadunidenses (que é muito diferente do brasileiro, no qual, basicamente, a decisão da entrada na universidade é feita através de uma prova), e ajuda financeiramente, já que o processo é muito caro. E agora, fui aceito nesse programa de verão, cujo um, mas apenas um dos benefícios (de longe não um dos mais importantes, mas vale a pena citar) é o currículo.

Thumb vakmlab  Este sou eu com meu mentor, David, no dia em que nos encontramos aqui em São Paulo..

Meu sonho: 

Eu tenho duas motivações principais na minha vida: espalhar conhecimento e usar minhas oportunidades para melhorar o mundo a minha volta.

Na minha opinião, o conhecimento é a coisa mais valiosa que existe, e por conhecimento eu não quero dizer apenas conteúdo acadêmico, mas experiência de vida também. Ele mudou a minha vida, e pode mudar a de qualquer pessoa, independentemente da condição em que a pessoa se encontra. Não importa se o indivíduo é pobre ou está paralisado, como Stephen Hawking. Eu quero espalhar conhecimento para mudar a vida das pessoas e dar condições a elas de mudar a vida de outras. Por esse motivo, quero acumular o máximo de conhecimento possível, e assim compartilhá-lo.

Sempre que uma pessoa usa uma oportunidade apenas para o benefício próprio, essa pessoa está desperdiçando uma chance que outra poderia ter usado para melhorar o mundo. Nesse caso, nada muda, e o mundo, cheio de problemas como está, vai continuar assim. Oportunidades são muito valiosas para serem desperdiçadas. Minha vida só mudou por causa de pessoas que usaram as oportunidades delas para me ajudar. Alguns exemplos são o ISMART e o Oportunidades Acadêmicas.

E onde o curso de verão em Yale entra nessa história? Bom, um dos meus maiores sonhos nessa caminhada é mudar a situação ambiental do mundo, principalmente a do Brasil, que na minha opinião, tem um posição inconsequente em relação ao meio ambiente. O curso é sobre energia, meio ambiente e sustentabilidade. Eu já participo do grupo de sustentabilidade da minha escola, que vem fazendo mudanças significativas, mas eu quero fazer mudanças em escala ainda maior, e esse curso de verão em Yale é o que vai me capacitar para trabalhar nisso desde cedo

Por isso, leitor(a), preciso da sua ajuda. Mas mesmo caso não possa contribuir financeiramente, e nem mesmo compartilhando essa vaquinha com amigos, sou profundamente grato pela iniciativa e pela paciência de ouvir minha história. Obrigado de verdade.

Abaixo, seguem alguns links para conhecer melhor as instituições das quais eu participo/participei:

ISMART: http://www.ismart.org.br/ 

Oportunidades Acadêmicas: http://educationusa.org.br/site/oportunidades-academicas-graduacao/ 

MLAB: http://brazil.drclas.harvard.edu/mlab , http://brazil.drclas.harvard.edu/mlablog

Vídeos de uma edição anterior do MLAB: https://www.youtube.com/playlist?list=PLJUSqit5eWOXb9K189G9vRWAte-lIvbjf 

Yale Young Global Scholars, o programa de verão: http://globalscholars.yale.edu/ , http://globalscholars.yale.edu/videos/qualities-yale-young-global-scholar 

Gerenciamento dos recursos arrecadados:

Pretendo usar os recursos arrecadados para arcar com documentação relacionada à viagem (como visto e passaporte), passagens aéreas, translado do aeroporto até a universidade e subsistência no campus (como lanches que não sejam nenhuma refeição principal). Caso você queira ajudar de uma maneira diferente, ou queira fazer uma doação anônima, pode entrar em contato por email.

EMAIL P/ CONTATO: victor.bartholomeu.ismart@gmail.com

Encerrada
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2022