Vaquinha / Outros / Dinheiro

Sala Ambiente de Matemática ECW

ID da vaquinha: 26941
Sala Ambiente de Matemática ECW
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
URL copiada!
2%
Arrecadado
R$ 490,00
de
Meta
R$ 24.000,00
Apoiadores
19
Encerrada
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

Esta arrecadação destina-se à aquisição e instalação de equipamentos para a estruturação da sala ambiente de Matemática da Escola Estadual Professor Emygdio Campos Widal de Campo Grande MS. Neste ano houve a implantação das salas ambientes na escola, porem ainda são salas tradicionais, quero muito mudar essa realidade e tornar uma sala mais aconchegante, alegre, dinâmica e organizada para que ensino-aprendizagem seja mais eficaz. Me chamo Eder Regiolli Dias, mestre em Matemática pela UFMS, serei o responsável pela execução de todos os passos desse projeto e assumo o compromisso de prestar contas à comunidade em geral através da página da Sala Ambiente de Matemática no Facebook pelo endereço: https://www.facebook.com/salaambientedematematica MATERIAIS (+ MÃO DE OBRA) PREVISTO PARA A AQUISIÇÃO COM O DINHEIRO ARRECADADO: 01 - Projetor PowerLite S17 2700 Lumens HDMI..........................................................................CUSTO:R$ 2.199,00 01 - Suporte de teto tipo Gaiola com inclinação para Projetor......................................................CUSTO:R$ 194,00 01 - Lousa Interativa Touchscreen IQBoard IRDK 82"..................................................................CUSTO: R$ 5.859,00 01 - Computador completo...........................................................................................................CUSTO: R$ 1.133,56 01 - Serviço de instalação + Freta da Lousa interativa.................................................................CUSTO: R$ 920,00 01 - Cabo HDMI 10 Metros............................................................................................................CUSTO: R$ 69,99 01 - Home Theater LG DH4130S 5.1 Canais................................................................................CUSTO: R$ 799,0 01 - Mesa para computador com tranca.......................................................................................CUSTO: R$ 739,00 02 - Condicionador de ar Midea (tipo Split Hi Wall 22.000 Btu/h, só frio 220V selo A)..................CUSTO: R$ 5.398,00 01 - Serviço de instalação de Ar Condicionado............................................................................CUSTO: R$ 1.000,00 01 - Serviço de instalação elétrica do Ar Condicionado................................................................CUSTO: R$ 400,00 04 - Persianas, modelo Vertical em tecido Blackout, com trilho revestido.....................................CUSTO: R$ 1.230,00 01 - Armário alto de madeira com duas prateleiras abertas..........................................................CUSTO: R$ 635,00 01 - Armário alto de madeira todo fechado...................................................................................CUSTO: R$ 560,00 01 - Serviço serralheria para colocação de grade nas janelas e porta da sala.............................CUSTO: R$ 1.400,00 01 - Despesas extras (taxas do site entre outras)..........................................................................CUSTO: R$ 1.463,45 Leia a descrição e conheça mais sobre a escola e os projetos desenvolvidos. Passos do Projeto: 1º passo: Arrecadação da quantia prevista 2º passo: Compra dos equipamentos e contratação dos serviços 3º passo: Colocação dos equipamentos 4º passo: Prestação de contas Conheça a escola e as atividades desenvolvidas acessando a página da Escola no Facebook: https://www.facebook.com/EmygdioCamposWidal Para me conhecer basta acessar minha página no Facebook: https://www.facebook.com/ederegiolli Conheça e acompanhe a evolução da Sala Ambiente de Matemática acessando a Página no Facebook: https://www.facebook.com/salaambientedematematica A escola atende aproximadamente 400 estudantes distribuídos entre os seguimentos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio, nos períodos matutino e vespertino, está situada na Avenida Bom Pastor n. 460 no bairro Villas Boas em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. JUSTIFICATIVA As salas tradicionais, existentes na maioria das instituições de ensino, não atendem a todas as necessidades do professor e dos alunos. Muitos recursos didáticos deixam de ser utilizados, por falta de espaço e até mesmo da motivação e preparo dos professores. Uma solução a este problema é a implantação de salas ambiente, onde se pode dispor de diversos recursos e não apenas do quadro de giz. No ensino da Matemática, a implantação de salas ambiente certamente proporcionará o interesse do aluno ao conhecer, manipular e criar diversos materiais, trazendo como consequência um ensino-aprendizagem mais eficaz. O QUE É UMA SALA AMBIENTE DE MATEMÁTICA? Sabe-se que todos os profissionais precisam ter ao seu alcance os materiais necessários ao desempenho de sua função e muitas vezes possuem um local apropriado para trabalhar. Isso ocorre com os médicos e dentistas que possuem seus consultórios, advogados e empresários que possuem seus escritórios, dentre outros. Assim, percebe-se também a necessidade do professor de matemática ter o seu espaço para o desenvolvimento de sua função, provando então, a necessidade de uma sala ambiente para o ensino da matemática. Esta sala deve possuir todos os instrumentos matemáticos necessários para uma aprendizagem eficaz. Sendo que esses materiais devem estar ao alcance do professor e dos alunos. OBJETIVO DE UMA SALA AMBIENTE PARA A MATEMÁTICA Talvez o maior problema da educação matemática no ensino fundamental e médio seja o fato do professor se restringir ao livro didático e ao quadro de giz. Utilizando-se desta didática, o aluno inconscientemente fica limitado à resolução de exercícios e não a fatos do cotidiano. Deve-se permitir a utilização do que é aprendido em diferentes situações. As ideias matemáticas que as crianças aprendem na Educação Infantil serão de grande importância em toda sua vida escolar e cotidiana. Sabe-se, por exemplo, que o conhecimento matemático não se constitui num conjunto de fatos a serem memorizados; que aprender números é mais do que contar, muito embora a contagem seja importante para a compreensão do conceito de número. A intenção da sala ambiente é que o aluno participe ativamente nas aulas, criando e manipulando materiais. Isso é diferente do professor manipular os materiais e somente mostrar aos alunos. A faixa etária que frequenta o ensino fundamental indica alunos criativos, inteligentes, que desejam constantemente descobrir o novo. É de responsabilidade do professor e da escola, explorar essa situação, aproveitando toda essa vontade, transformando-a em uma concreta aprendizagem. A interdisciplinaridade, muito comentada atualmente, prova que a aprendizagem é mais eficaz quando o aluno consegue relacionar os conteúdos aprendidos a outras disciplinas, ligando-os ao seu cotidiano. Neste aspecto, deve-se mostrar aos alunos diferentes formas de perceber a realidade. Sabe-se que a maior dificuldade dos alunos é na interpretação de problemas e em estabelecer relações e reflexões entre os conteúdos aprendidos. Desta forma, é preciso que as crianças sintam-se participantes num ambiente que tenha sentido para elas. O ambiente da sala de aula pode ser visto como uma oficina de trabalho de professores e alunos, podendo transformar-se num espaço estimulante, acolhedor, de trabalho sério, organizado e alegre. Sabe-se que quando o aluno vive em um meio em que pode discutir, decidir, agir e avaliar com seu grupo, ele vive situações favoráveis para a aprendizagem. Explorando conceitos prévios dos alunos, o professor pode produzir significados para gerar conflitos, a partir dos quais surgirá reflexões. É nesse contexto que entra a sala ambiente de matemática, onde o trabalho do professor não consiste em resolver problemas e tomar decisões sozinho. Mas tenta discernir, durante as atividades, as novas possibilidades que possam interessar a classe, orientando e selecionando aquelas que favoreçam a aproximação dos alunos aos objetivos traçados e à busca por novos conhecimentos. OPINIÕES DE PROFISSIONAIS QUE JÁ ESTÃO ATUANDO EM SALAS AMBIENTE “Fui diretora por sete anos em uma Escola Pública em Cerejeiras, Rondônia onde funciona o Ensino Fundamental e Médio, sendo que no noturno, só Ensino Médio. Realizei um sonho antigo de trabalhar com salas ambientes, elaborei o Projeto, apresentei aos professores e a toda comunidade escolar, após muita discussão, colocamos em prática com 100% de adesão dos profissionais que trabalham na escola. Posso dizer que foi o melhor projeto realizado. Este ano de 2011 estou trabalhando como coordenadora pedagógica na Secretaria de Estado da Educação, mas deixei a Escola funcionando com esse sistema. Hoje nenhum funcionário ou aluno quer voltar ao sistema antigo, o rodízio de alunos deu muito certo, as salas são mantidas organizadas, limpas, só são abertas pelo professor e fechadas pelo mesmo, os alunos não tem acesso as salas sem a presença do professor. O Projeto é maravilhoso.”

“Já vivenciei a situação na qual os alunos mudam de sala e não o professor. Foi muito lucrativa a experiência. Organizamos as salas ambiente e o professor tinha ao seu alcance todo o recurso disponível na escola, em sua área de trabalho.” A ESCOLA OFERECE: • Aula de Violão • Aula de Teatro • Aula de Flauta • Salas temáticas organizadas por disciplinas • Coordenador do laboratório de Ciências • Monitorias no contra turno: - Química - Matemática - Língua Portuguesa - Biologia - Raciocínio Lógico PROJETO DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA Desde 2014 desenvolvo o projeto com os alunos visando o conhecimento matemático e também a conquista da medalha da maior olimpíada de matemática do mundo, a conhecida OBMEP, já tivemos um ótimo resultado que foi a conquista de três medalhas e cinco menções honrosas em 2014, neste ano a projeção é o dobro de premiação em relação ao ano passado, pois a participação foi mais intensa por parte dos alunos, pretendo continuar o projeto em 2016,e com a sala ambiente ficando na estrutura que está prevista no projeto vai ajudar muito tanto na preparação pra olimpíada quanto nas aulas normais. DESTAQUES NA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA: Na última OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas que aconteceu em 2014 no Brasil todo, a escola contou com 8 alunos premiados, onde foi uma medalha de Ouro, uma de Prata, uma de Bronze e também cinco menções honrosas. O aluno Abraão foi o único das Escolas Estaduais de Mato Grosso do Sul a conquistar medalha de Ouro no Nível 3. Veja a entrevista dada por ele para a 11ª edição da Revista Atuação (disponível em: http://www.fetems.org.br/novo/revista.php) que foi distribuída em março deste ano.

Certo de contar com a Vossa colaboração, desde já agradeço a atenção dispensada.

Encerrada
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2021