S.O.S - Abelhas pela Vida!

ID da vaquinha: 246338
S.O.S - Abelhas pela Vida!
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
URL copiada!
0%
Arrecadado
R$ 0,00
de
Meta
R$ 25.000,00
Apoiadores
0
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

Pela primeira vez, as abelhas entraram na lista de espécies em extinção. O alerta foi dado pelo US Fish and Wildlife Service (FWS) – um órgão dos EUA equivalente ao Ibama. Lentamente, elas estavam sumindo há algum tempo e cientistas já se preocupavam com o que podia acontecer com o mundo se as pequenas polinizadoras desaparecessem da Terra.

As consequências de um mundo sem abelhas não se limitam apenas à escassez de mel. Dois terços do que comemos dependem do trabalho delas como polinizadoras. As abelhas funcionam como órgãos sexuais das plantas e vegetais.

Pensando nesse gravíssimo problema decidimos implantar um Meliponário (local onde são criadas as Abelhas Nativas Sem Ferrão – ASF) em uma área particular de Mata Atlântica preservada e que contém todo o ambiente necessário para suprir as necessidades desse criadouro.

Na verdade, será um vai e vem da Natureza. A mata, que inicialmente irá abrigar as colmeias de ASF será diretamente beneficiada por este manejo com a polinização feita pelas abelhinhas. Com isso vegetação, nascentes e animais estarão em um ambiente muito mais saudável!

Todos nós podemos (e devemos!) participar de atitudes como esta para diminuir o impacto que nosso estilo de vida provoca no meio ambiente.

 

 

 

 

 

O projeto prevê a construção de um sistema de prateleiras que comporta 80 colmeias. Todo este sistema será construído com materiais que estarão em harmonia com a floresta, com impacto nulo em sua construção e manutenção.

O valor arrecadado com a sua contribuição irá permitir a compra destas colmeias, do material para a construção do sistema de prateleiras e outros materiais para o manejo do meliponário como fitas adesivas, vinagre de maçã para captura de predadores naturais (forídeos – uma mosquinha pequena que causa um estrago enorme nas colmeias caso não haja o cuidado apropriado de controle) e tábuas de eucalipto vermelho de reflorestamento para a construção de novas caixas - para a manutenção das colmeias e também suas divisões.

Ajude a Natureza à nos ajudar! Pensando bem, um investimento tão pequeno não é só para que um pedacinho de floresta se mantenha... é um legado de vida saudável que deixaremos para nossos filhos e netos! Sua participação neste projeto é daquelas histórias que poderão ser contadas por gerações em sua família.

A natureza agradece? Não só ela! Toda a vida no planeta agradece...

Fonte: http://curiosamente.diariodepernambuco.com.br/project/abelhas-entram-para-lista-de-especies-em-extincao/

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2021