ROBÓTICA NA CUCA

ID da vaquinha: 102704
ROBÓTICA NA CUCA
URL copiada!
0%
Arrecadado
R$ 0,00
de
Meta
R$ 250.000,00
Apoiadores
0
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

O projeto ROBÓTICA na CUCA propõe ações que contemplam as modalidades de pesquisa científica, pesquisa tecnológica, automação, mecatrônica, eletrônica, informática e inovação pedagógica para um período de 24 meses, elegendo como tema problematizador a Robótica Educacional. Profundas mudanças de ordem metodológica e conceitual ocorridas nas ciências, aliadas ao rápido crescimento do fluxo de informações dos últimos cinqüenta anos, constituem a base da moderna sociedade da informação e, pelo impacto que elas têm provocado no dia-a-dia das pessoas, têm sido popularizadas como ‘processo de globalização’. Nas escolas brasileiras, este processo tem sido basicamente de fora para dentro colocando-as a reboque e não como sujeito dessas mudanças como deve ser o papel da escola. Políticas públicas recentes têm tentado reverter este quadro, mas o muito ainda é pouco quando se considera o potencial das tecnologias da informação aplicadas à educação (TIAE). 

O Projeto ROBÓTICA na CUCA, voltado para garantir a inclusão social das crianças brasileiras através de um processo de inclusão digital integrado aos primeiros anos de escolaridade, vem se consolidando como uma dessas iniciativas oficiais que despertam interesse de profissionais dedicados ao estudo do uso das tecnologias da informação aplicadas à Educação –TIAE.

Os objetivos principais da presente proposta consistem em:

 1 – Aprender a construir robôs;

2 – Automação;

3 – Programação;

4 – Criação de Softwares;

5 – Instalação de Redes;

6 – Arduino;   

7 – Reconhecer que o interfaceamento Homem-Máquina representa um novo espaço de ensino-aprendizagem interdisciplinar e lúdico para crianças, porque:

 a. permite integrar o desenvolvimento das habilidades cognitivas, conativas e afetivas, através de interações (S-S)(S-O)(S-C).

 b. Permite criar situações problematizadoras em sala de aula promovendo discussões interdisciplinares e experimentações concretas com os modelos criados pelos alunos. 

 Trata-se, portanto de uma proposta de ações inovadoras, reflexivas e práticas, sobre o uso da robótica educacional em sala de aula, a serem desenvolvidas com enfoque de pesquisa científica básica e tecnológica, implicando no alcance das seguintes metas:

 1. Proposta, desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma metodologia para formação de professores em robótica educacional. (Pesquisa científica & Inovação Pedagógica);

 2. Produção de kit didático centrado na plataforma Arduino: testado, validado, documentado, que deverá estar pronto para o re-uso em rede web e/ou para ser distribuído. (Pesquisa Tecnológica & Inovação Pedagógica);

 3. Adaptação para o Projeto Robótica na CUCA e plataforma Arduino de uma linguagem de programação visual “ProgrameFácil” desenvolvida pelos professores Higino Filho e Luciano Luiz – Fundadores desse Projeto;

Organização do Curso

 O curso de robótica educacional com hardware livre será no formato presencial tendo no máximo 15 Alunos por turma, para que os professores possam dar toda a atenção necessária.

 A estrutura ideal para um bom andamento do projeto Robótica na CUCA é da seguinte forma:

 1 – A Escola ou Associação deverá ceder um espaço para colocar 12 bancadas de 1,40m de comprimento por 0,70cm de Largura, contendo na mesma 03 tomadas para rede elétrica 2pt (padrão), 10 (dez) mesas plásticas para colocação de material ou linha de montagem com 10 (dez) cadeiras plásticas; 24 (vinte e quatro) cadeiras para os alunos sentarem em suas bancadas; 01 (hum) Data-show;

 2 – Fornecer todo o material didático como: Lápis, Borrachas, Réguas, Tesouras, Lapiseiras, Lápis de Côr, Hidrocores, Cola, Resmas de papeis A4 e A3 na cor branca, Cartolinas na cor branca, Canetas nas cores: Azuis, Pretas e Vermelhas;

 3 – Fornecer 01(hum) quadro branco de 2,20m de comprimento por 1,20m de largura;

 4 – A sala deve ter uma iluminação adequada, com Ar-condicionado;

 5 – A sala deverá ser uso exclusivo ao projeto Robótica na CUCA, tendo só acesso os únicos professores do projeto e alunos quando os mesmos estiverem presente;

 6 – Os horários e os dias do projeto Robótica na CUCA serão de acordo com a disposição dos professores para a realização do projeto;

O QUE É ROBÓTICA EDUCACIONAL?

Robótica educacional ou robótica pedagógica são termos utilizados para caracterizar ambientes de aprendizagem que reúnem materiais de sucata ou kits de montagem compostos por peças diversas, motores e sensores controláveis por computador e softwares que permitam programar de alguma forma o funcionamento dos modelos montados. Aumentando o interesse e a criatividade dos alunos e integrando diversas disciplinas, a robótica educacional, ou robótica pedagógica, tem despertado a atenção de professores e alunos. Nesse tipo de atividade, o aluno vivencia na prática através da construção de maquetes e robôs controlados por computador, conceitos estudados em sala de aula.

Trata-se de uma atividade lúdica e desafiadora, que une aprendizado e prática. Além disso, valoriza o trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões. A robótica pedagógica envolve um processo de motivação, colaboração, construção e reconstrução. A Robótica Pedagógica utiliza-se dos conceitos de diversas disciplinas para a construção de modelos, levando os alunos a uma rica vivência interdisciplinar.

OBJETIVOS GERAIS PARA O TRABALHO COM ROBÓTICA EDUCACIONAL

Favorecer a interdisciplinaridade, promovendo a integração de conceitos de diversas áreas, tais como: linguagem, matemática, física, eletricidade, eletrônica, mecânica, arquitetura, ciências, história, geografia, artes, etc., (trabalhar de forma prática, conceitos trabalhados em sala de aula nas diversas disciplinas). Desenvolver aspectos ligados ao planejamento e organização de projetos. Motivar o estudo e análise de máquinas e mecanismos existentes no cotidiano do aluno de modo a reproduzir o seu funcionamento. Estimular a criatividade tanto na concepção das maquetes, como no aproveitamento de materiais reciclados. Desenvolver o raciocínio e a lógica na construção de maquetes e de programas para controle de mecanismos.

Os professores no que se refere à criação do Projeto Robótica na CUCA, foi pensando nos alunos para que os mesmos aprendessem a Robótica de uma forma diferenciada e prática, onde eles se sintam confortáveis e que colocassem em pratica tudo aquilo que eles tens em mente tornando seu aprendizado de maneira satisfatória.

O nosso Projeto Robótica na CUCA tem como seu principal objetivo, transformar seus alunos em alunos monitores, estagiários, alunos de Iniciação Científica, voluntários, alunos finalistas que estão fazendo seus trabalhos de conclusão de cursos na área de Robótica, bolsistas que durante alguns períodos contribuíram para o projeto. Este é um dos fatores decisivos para o sucesso deste Projeto, queremos e fazemos multiplicadores de informações, o sucesso pode ser comprovado de uma forma bem interessante: um grupo de alunos que participaram na construção de um braço hidráulico, onde nessa construção sendo completada, os alunos ganhariam seu certificado de conclusão do curso, dado pela empresa TELEPORT, deixamos em destaque que os alunos tinham idades variadas entre 12 à 17 anos, e no final tivemos 45 alunos recebendo seus certificados. Ressaltando que esse projeto piloto foi realizado pela Empresa TELEPORT em parceria com a FUNASE – Fundação de Atendimento Socioeducativo.  

Agradecemos primeiramente a Deus por nos dar força a cada dia para inovação, perfeição de tudo que fazemos, agradecemos a todos que acreditam no nosso trabalho e junto faz com que esse projeto possa crescer cada vez mais. 

 

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2021