Vaquinha / Outros / Dinheiro

Reconstruindo Vila Oliva

ID da vaquinha: 164931
Reconstruindo Vila Oliva
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
URL copiada!
1%
Arrecadado
R$ 600,00
de
Meta
R$ 50.000,00
Apoiadores
8
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

No dia 8 de Junho de 2017, às 2:30 da madrugada, um tornado atravessou a comunidade de Vila Oliva, distrito de Caxias do Sul-RS, atingindo cerca de 100 casas e deixando mais de 450 desabrigados. 

O padroeiro da comunidade, Santo Expedito, apesar de estar na rota do tornado, não foi derrubado, protegendo a VIDA dos moradores de Ilva Oliva. 

Os trabalhos de reconstrução começaram imediatamente, apesar da chuva e do frio. Em pouco tempo começaram a chegar doações, voluntários, e os moradores passaram a se dedicar a superar o acontecido e iniciar uma nova fase. 

Em um primeiro momento, as casas que perderam os telhados foram cobertas com lonas, de forma provisória, para se evitar a chuva; as mais atingidas, cujas paredes sofreram dano, foram avaliadas e, quando declaradas condenadas, iniciados os trabalhos para salvar o possível que restou e encaminhar os moradores para abrigos temporários com amigos e parentes. Vários locais de trabalho, como galpões e oficinas, também foram atingidos, dificultando ainda mais a volta à rotina dos moradores, que não só perderam suas moradias, mas seu ganha-pão. 

Apesar de todas as doações já recebidas, o trabalho de reconstrução à frente ainda é longo. O objetivo dessa Vakinha é angariar recursos para a compra de materiais de construção para as casas mais atingidas. São necessários telhados, tijolos, telhas, cimento. A mão de obra será feita pelos próprios moradores e por voluntários. 

Esse dinheiro será administrado pela comunidade, e todas as compras feitas serão listadas na Vakinha, com preço, quantidade, e qual o uso do material adquirido. 

O caminho para a reconstrução total é longo, mas os moradores contam com toda a solidariedade que têm recebido e ainda receberão para retomar suas vidas e tornar a comunidade novamente um lugar acolhedor, próspero e feliz. 

 

Fotos da tragédia - Fonte: Moradores atingidos

 

 

 

 

 

 

 

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2022