Epigenia 18 anos

ID da vaquinha: 16498
Epigenia 18 anos
0 coração recebido
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
URL copiada!
0%
Arrecadado
R$ 0,00
de
Meta
R$ 20.000,00
Apoiadores
0
Encerrada
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

SOBRE NECESSIDADE DE INVESTIR EM CULTURA 

Hollywood de David Mamet e Casa Caramujo de Gustavo Paso

A única oportunidade de comemorarmos os 18 anos de fundação da CiaTeatro Epigenia nos foi dada pela Prefeitura de São Paulo, porém sem qualquer ajuda financeira, o que torna impossível viver esse momento único e levar Teatro de Qualidade para nossa sociedade tão necessitada de valores.

A CiaTeatro Epigenia é uma companhia de teatro HUMANISTA, procuramos projetos que falem ao Ser Humano contemporâneo, nosso TEATRO está focado em peças que proporcionem reflexão, onde se possa debater questões atuais, questionar padrões, potencializando o desenvolvimento humano, em uma perspectiva social e cultural com textos de qualidade.

Os espetáculos da cia abrem espaço para apreciação e questionamento, revisão dos valores. Queremos propor esse espaço-confronto, que envolve o espectador e o incita a dialogar, a exercitar a tolerância, ao exercício de escuta. Oferecer lazer com conteúdo. E não é essa principalmente a função do teatro? Política, social, educacional. Ficamos satisfeitos com o retorno que nossos espetáculos tem conquistado do publico, das criticas e premiações.

Pedimos a contribuição de todos para levarmos esses dois espetáculos, de reconhecida qualidade por crítica e público, e mais, para dar uma contrapartida, a Oficina SER&TER do diretor da Cia e dos espetáculos, Gustavo Paso, disponível de forma GRATUITA para quem não tem condição de investir em cursos geralmente muito acima do poder financeiro de nossa classe. 

Assim, levaremos para esta comemoração: HOLLYWOOD (adulto); CASA CARAMUJO (infantil); e Oficina SER&TER - GRATUITA Precisamos de ajuda para tudo! Não temos nenhum apoio financeiro, apenas nós com nosso inabalável compromisso de fazer cultura.

HOLLYWOOD Sextas e sábados 21hs e domingos 20hs

CASA CARAMUJO Sábados e domingos 16hs

Novembro de 2018

SOBRE O CONTEÚDO ARTÍSTICO

HOLLYWOOD

LINKS:

https://folha.com/no1949389

https://palcopaulistano.blogspot.com.br/2018/01/hollywood.html

https://youtu.be/XSpvshGSe_U

http://m.folha.uol.com.br/ilustrada/2018/01/1951188-agil-hollywood-expoe-crueza-da-industria-do-cinema-e-seu-sexismo.shtml?mobile

http://cultura.estadao.com.br/noticias/teatro-e-danca,espetaculo-hollywood-implode-os-limites-entre-arte-e-mercado,70002165777

https://aplausobrasil.com.br/critica-o-jogo-do-poder-exposto-em-hollywood/

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2018/01/1949389-hollywood-de-david-mamet-debate-assedio-e-satiriza-industria-do-cinema.shtml

A peça oferece ao público diálogos profundos e envolventes, com toda a maestria dos textos de David Mamet. O conflito de um homem entre realizar um filme considerado ‘mais do mesmo’ ou realizar uma produção recheada de conceitos que poderiam ajudar o Homem Contemporâneo. A possibilidade de ampliar a discussão dos temas atuais que Mamet coloca em seus textos levanta um questionamento: qual o papel das artes no mundo? O que é arte e o que é comércio?  Mamet não levanta bandeiras entre o que é certo ou errado, pelo contrário, deixa aberto para que o público julgue e faça essa análise pessoal.

O espetáculo estreou no SESC Pinheiros e completou a 1ª temporada paulista na Sala Paschoal Carlos Magno do Teatro Sergio Cardoso. A peça recebeu as Indicações, na Categoria MELHOR DIRETOR de 2018 para Gustavo Paso nos Prêmios SHELL/SP e APCA; e MELHOR ELENCO no Prêmio APLAUSO BRASIL 2018.

CASA CARAMUJO

LINKS:

http://rioencena.com.br/ao-tratar-de-tema-corajoso-casa-caramujo-e-infantil-obrigatorio/

http://woomagazine.com.br/critica-casa-caramujo/

http://rotacult.com.br/2017/03/espetaculo-infantil-casa-caramujo-estreia-no-oi-futuro-flamengo/

http://rioencena.com.br/infantil-aborda-temas-como-morte-e-ciclo-da-vida-em-temporada-a-precos-populares-no-oi-futuro-flamengo/

http://roteirinhocarioca.com.br/2017/03/01/casa-caramujo-oi-futuro-flamengo/ http://www.ofluminense.com.br/pt-br/cultura/teatro-infantil-sensibilidade-ao-lidar-com-morte-e-fome http://woomagazine.com.br/casa-caramujo-estreia-no-oi-futuro-flamengo/ https://catracalivre.com.br/rio/agenda/barato/espetaculos-teatrais-no-rio-que-nao-passam-dos-r-20/

O espetáculo “Casa Caramujo” mistura atores com múltiplas técnicas de teatro de animação (manipulação direta, luva, mímica, teatro negro) inclusive vencendo o Premio CBTIJ de Melhor Trabalho de Formas Animadas em 2017, aborda de maneira simples um dos temas transversais mais delicados de se tratar com crianças e adolescentes: a morte. Como se fosse fácil ou simples para adultos. O espetáculo foi criado durante 3 meses com imensa dedicação de profissionais que sabiam que tocariam em pontos delicados para todos. A delicadeza com que a peça coloca as crianças em contato com os fatos irreversíveis da vida de forma lúdica é o resultado desse mergulho no desconhecido.

No Rio de Janeiro CASA CARAMUJO foi indicado nos Prêmios CBTIJ, Zilka Salaberry e Botequim Cultural nas categorias de Melhor Espetáculo, Direção, Autor, Ator (Marcio Nascimento - vencedor nos três prêmios), Trabalho de Formas Animadas (Gustavo Paso e Eduardo Andrade Vencedores do Prêmio CBTIJ), seguindo as indicações de Figurino, Iluminação, fotografia de Cena e Trilha Sonora Original.

OFICINA SER&TER por Gustavo Paso

Destinada para alunos de teatro que muitas vezes não tem condições de investir em sua qualificação profissional por não ter recursos financeiros para este investimento primordial para sua caminhada.

CONTEÚDO DA OFICINA

SER&TER

Porque não há tecnologia mais avançada que o Ator

Com o Diretor Gustavo Paso

 

Traço um projeto de caminho para os atores totalmente alicerceado nas técnicas de Eugenio Kusnet associado às teorias e práticas de David Mamet, para que o Artista de teatro possa ver que o “tal personagem” é um limitador de horizontes. Trabalho para mostrar-lhe que a “criação de um personagem” nada mais é do que o afastamento do artista da sua ilimitada capacidade de jogar. Não existe tecnologia mais avançada que o Ator. Ele é incontável, infindavelmente vasto e ilimitado, e essas qualidades emergem com toda a força quando entende e se livra dessa ilusão que é a “tal” construção da personagem.

Será que Shakespeare ficou imaginando a infância de Otelo? Um ator fingindo que é uma pessoa não é um personagem simplesmente porque um personagem não é uma pessoa. Um personagem é um elemento numa obra, e a função desse elemento é AGIR em função de Objetivos que determinam uma série de ideias que cena a cena constituem uma peça teatral.

Quando os atores e as atrizes estiverem absolutamente livres do vício e da tentação de explicar a ausência de conteúdos a fim de dar-lhes alguma base psicológica-estabilizadora, estarão preparados para entrar no jogo como propósito de uma criação livre de acordos mentais inventados que só servem para ocupar o espaço e lhe tirar o foco do que é realmente importante.

Em Kusnet mergulhamos na Ação Física, na busca pela análise da Ação Cênica no ato, o ator/atriz não estuda a personagem, não sabe dela anteriormente, apenas rebe indicações pautadas no crescimento das improvisações e passo a passo vai criando suas cenas a partir de descobrimentos livres dos obstáculos psicológicos.

Em Mamet há que ser capaz de jogar o jogo pelo jogo que vai sendo determinado pelas palavras sem personagens onde se agarrar. Um jogo simples, porém desafiador pois é ilimitado, e para isso é preciso determinação intelectual para Análise dos objetivos. Voltaire dizia que as palavras foram feitas para esconder os sentimentos. O teatro de Mamet é um teatro de palavras.

Conhecimentos de Kusnet e Mamet garantem, desde que a crença seja absoluta, um resultado que nunca mais nossos artistas do palco se desvencilharão.

 

 

 

 

Teatro Cacilda Becker SP @TeatroCacildaBeckerSP

Encerrada
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2022