A REDE EDUCAÇÃO COM ADOLESCENTES, que reúne professores da rede pública do Rio, educadores de organizações da sociedade civil e adolescentes, realizará um evento no Museu de Arte do Rio, no dia 30 de março, para pensar e propor ações e políticas públicas, dentro e fora da escola, que promovam uma educação COM adolescentes, tendo como princípio o diálogo, a participação e a autoria. Para ampliar o debate, queremos trazer de São Paulo dois adolescentes do movimento OCUPA ESCOLA para partilharem seus aprendizados com a REDE.
As ocupações das escolas de São Paulo tiveram início no dia 09 de novembro de 2015 após o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ter anunciado na mídia o plano de reforma do ensino que visava separar os estudantes por escolas de acordo com o ciclo (ensino fundamental 1 e 2, e médio). Como consequência, 94 escolas seriam fechadas e 311 mil alunos transferidos. Estudantes, professores, gestores e a sociedade civil reivindicaram diálogo e transparência na tomada de decisão sobre a mudança. Depois de pouco menos de um mês, o movimento conseguiu que o governo estadual adiasse o plano, revogando a reorganização em 2016.
A presença dos jovens do OCUPA ESCOLA no evento da REDE é fundamental para a troca de experiência e colaboração entre os dois grupos em prol de uma participação mais efetiva dos estudantes, professores e gestores na construção da educação com adolescentes. A REDE acredita em uma atuação feita de forma colaborativa, com gestão compartilhada e democrática.
O Instituto Desiderata, organização não governamental sem fins lucrativos, é um dos membros desta REDE e convida a todos para unirem esforços na busca por uma educação de qualidade. Para que isso aconteça, precisamos da sua ajuda, já que a REDE trabalha sem recursos próprios. Colabore com as despesas de viagem desses dois jovens, incluindo passagem aérea (ida e volta), deslocamento e alimentação para um dia. Temos certeza que eles têm muito a dizer e você muito a contribuir para uma educação de qualidade.