Projeto Social Café

ID da vaquinha: 169122
Projeto Social Café
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
URL copiada!
0%
Arrecadado
R$ 0,00
de
Meta
R$ 405.982,90
Apoiadores
0
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

Nossa proposta é ir além do simples "Café Pendente", oferecendo uma oportunidade para pessoas sem muitas condições poderem se alimentar diariamente e de forma gratuita, através da renda de uma Cafeteria e de cafés (e/ou outros alimentos) "pendentes"/"suspensos". Levaremos café da manhã, almoço e lanche para instituições de caridade, como creches ou escolas comunitárias, asilos ou casas de repousos e outras, ajudando as mesmas a garantir uma alimentação saudável às pessoas em seus cuidados.

O que é “Café Pendente”: Adotado em muitos países, e também aqui no Brasil, este sistema é bastante simples, você pode tomar um café pago por alguém e/ou pode fazer a mesma gentileza, deixar um café pago para outra pessoa. Esse hábito do “café pendente” surgiu por conta do livro The Hanging Coffee, no qual um personagem toma seu café e ao pagar a conta deixa pago dois cafés: o seu e um pendente para um outro cliente que vier.

“Entramos em um pequeno café, pedimos e nos sentamos em una mesa. Logo entram duas pessoas: – Cinco cafés. Dois são para nós e três “pendentes”. Pagam os cinco cafés, bebem seus dois e se vão. Pergunto: – O que são esses “cafés pendentes”? E me dizem: – Espera e vai ver. Logo vêm outras pessoas. Duas garotas pedem dois cafés – pagam normalmente. Depois de um tempo, vêm três advogados e pedem sete cafés: – Três são para nós, e quatro “pendentes”. Pagam por sete, tomam seus três e vão embora. Depois um rapaz pede dois cafés, bebe só um, mas paga pelos dois. Estamos sentados, conversamos e olhamos, através da porta aberta, a praça iluminada pelo sol em frente à cafeteria. De repente, aparece na porta, um homem com roupas baratas e pergunta em voz baixa: – Vocês têm algum “café pendente”?

Esse tipo de caridade, apareceu pela primeira vez em Nápoles. As pessoas pagam antecipadamente o café a alguém que não pode permitir-se ao luxo de uma xícara de café quente. Deixavam também nos estabelecimentos, não só o café, mas também comida. Esse costume ultrapassou as fronteiras da Itália e se difundiu em muitas cidades de todo o mundo.”

O PROJETO

O projeto consiste na criação de uma Cafeteria que será mantenedora do projeto social, onde seu lucro será revertido para o mesmo, além de contar com uma receita exclusiva advinda do sistema de "Café Pendente" ou "Almoço Suspenso" que servirá tanto para o projeto nas instituições como para àquelas pessoas que queiram se alimentar na cafeteria.

O valor pedido em doações servirá para o custeio inicial do projeto (primeiro 3 meses, onde a Cafeteria ainda não conseguiria mantê-lo sozinha) além dos custos para a implementação da mesma, com os gastos de materiais, equipamentos, legalização e outros pertinentes à abertura e implementação. Assim, atingida a meta da Vaquinha, já será iniciado o projeto de alimentação gratuita nas instituições e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento da Cafeteria, gerando um projeto sustentável.

Em um momento onde vemos crescer o individualismo e o egocentrismo buscamos reascender a HUMANIDADE em uma "Corrente do Bem", onde todos nós podemos colaborar. Venha fazer parte dessa ideia!

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2021