Projeto Querência da Água Boa

ID da vaquinha: 781191
Projeto Querência da Água Boa
Bruno Gonzales Pedrotti
Porto Alegre / RS
Arrecadado
R$ 75,00
Meta
R$ 25.000,00
Apoiadores
0
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou

Em 2019, os diferentes movimentos ambientalistas de Porto Alegre foram surpreendidos pelas manobras de grandes empresas mineradoras em busca de licenças ambientais para se instalar no estado do Rio Grande do Sul.

Durante as articulações para combater a nova ameaça ao ambiente e às pessoas, um jornalista, um fotógrafo e uma cientista social se reuniram para pensar uma comunicação contra hegemônica ao Projeto Fosfato, da Águia Fertilizantes.

O fotógrafo trazia na bagagem mais de uma década de imagens de um lugar mágico, que poderia ser transformado em barragem de rejeitos. A cientista social relatava indignada uma Audiência Pública em que os moradores da região diretamente afetada tinham sido silenciados. Já o jornalista do Coletivo Catarse trazia uma vontade de se aprofundar nos trabalhos em defesa do ambiente.

Assim nasceu o Querência da Água Boa. Com o nome inspirado em uma obra de história regional, o projeto tem como objetivo a produção e difusão de material audiovisual sobre os riscos socioambientais da mineração na região de Três Estradas, Lavras do Sul.

Serão produzidos mini documentários valorizando as águas, os campos da pampa e as pessoas que lá vivem. Contrapondo, assim, o discurso único do progresso por meio da mineração que vem sendo imposto graças ao poderio econômico da empresa.

O recurso será usado para os deslocamentos e alimentação na região, para pagamento de taxas de equipamentos e remuneração da equipe de produção e pós produção. Fazemos parte de um coletivo autônomo e independente, contamos com o apoio do público para a realização dos filmes e construção do contraponto ao projeto da empresa mineradora.

Gostou da ideia?Contribua com a vaquinha e divulgue!

Denunciar essa vaquinha
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.
icone de mensagemfaleconosco@vakinha.com.br
Elementos SVG

Curta e compartilhe nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados. 2019