Em 2001, um grupo de amigos eamantes da Arqueologia e Paleontologia se reuniram com o objetivo de desenvolver e divulgar o estudo e pesquisa dessas ciências. Nascia assim, na cidade de Caratinga, o Grupo de Pesquisa Paleoarqueológicas Fossilis.
Após alguns anos de atividade exclusivas na pesquisa da Arqueologia e Paleontologia, o grupo começa a atuar mais efetivamente na cultura do município de Caratinga. O Grupo passa a colaborar com a divulgação e realização de eventos folclóricos, conferências, seminários, fóruns, palestras e exposições na área da cultura.
Desde a sua fundação o grupo já realizou diversas atividades como exposições, palestras e exposições. Entre o seu acervo conta com fósseis de animais pré-históricos, réplica de fósseis, artefatos indígenas da região de Caratinga, coleção de selos antigos, artigos folclóricos, livros e artigos, entre outros.
Com mais de 10 anos de atividades, o grupo se consolidou como umas das mais importantes ONGs da Região e possui intercâmbios com importantes Instituições do país e do exterior, como Laboratório de Mastozoologia da UNIRIO/RJ, Laboratório de Palinologia da ULBRA/RS, Fundación para el Estúdio de los Dinosaurius en Castilla y León (Espanha), Instituto de Geología de la UNAN (México), Laboratório de História da Vida e da Terra – Museu de História Geológica do RS , Museu de Paleontologia de Marília/SP, Laboratório de Sistemática e Tafonomia de Vertebrados Fósseis – Departamento de Geologia e Paleontologia – Museu Nacional/RJ e Laboratório de Paleontologia da Universidade Federal de Uberlândia/MG.
Entre as atividades de maior destaque estão: Semana de Paleontologia do Leste Mineiro, Exposição Paleoarqueológica de Caratinga, Paleomirim, Mostra de Cultura Afrobrasileira, Mostra Internacional de Paleoarte, Exposição Filatélica entre outros.