Projetos / Produtos

Projeto Lontra Viva

ID da vaquinha: 1432822
Projeto Lontra Viva
URL copiada!
0%
Arrecadado
R$ 40,00
de
Meta
R$ 10.000,00
Apoiadores
1
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

Nossa Missão: Missão: Promover a conservação da Lontra Neotropical, por meio de ações de educação ambiental e apoio a pesquisa, buscando a proteção da espécie e conscientização da sociedade urbana e ribeirinha sobre a importância desta espécie para o equilíbrio do Meio Ambiente, como também para atuar nos processos de construção de políticas públicas associadas a conservação, aprimorando sua relação e interação com a sociedade através do desenvolvimento humano e socioambiental.

O Projeto Lontra Viva foi fundado no ano de 2011 por iniciativa dos Biólogos Izabela Laurentino e Rafael Sousa, em parceria com a Grupo de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos. Inicialmente, o propósito do Projeto era realizar um levantamento das ocorrências da Lontra Neotropical no Rio Grande do Norte, motivo pelo qual foi denominado Projeto Lontra Viva.

A partir de 2016, os pesquisadores entraram no Grupo de Especialistas em Lontras da International Union for Conservation of Nature - IUCN.  O Otter Specialist Group (OSG) faz parte da Comissão de Sobrevivência de Espécies (SSC) da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).  

Em meados do ano de 2017, o Projeto iniciou parcerias com o Laboratório de Bioacústica, Parasitologia e Museu de Morfologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, juntamente com alguns Professores do Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas, Psicobiologia e Ecologia, a fim de estudar o comportamento da espécie em vida livre. 

O Projeto Lontra Viva está vinculado ao Instituto Biodiversidade - IBIO, no qual, hoje somos um grupo de profissionais que tem a missão de garantir a conservação da Lontra Neotropical, usando conhecimento científico e engajamento popular para resolver problemas que ameaçam a espécie, criando e aplicando estratégias para conservá-la e protegê-la através da educação ambiental, assim minimizando os conflitos entre à Lontra x Homem.

Atualmente o Status de Conservação da Lontra longicaudis (Olfers, 1818) pela International Union for Conservation of Nature's - IUCN é considerando como "Dados Insuficientes". Já pelo Apêndice I da Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora - CITES, a Lontra Neotropical encontra-se como "Espécie Ameaçada". No Brasil a Lontra é considerada uma espécie "Vulnerável" no Bioma de Mata Atlântica, especialmente na Mata Atlântica Nordestina.

Quer nos apoiar para fortalecer as nossas ações de pesquisa e educação? ​O Projeto Lontra Viva aceita doações de pessoas físicas e jurídicas. Entre em contato para saber mais: projetolontraviva@gmail.com 

As atividades de pesquisa e as ações de conservação só são viáveis devido as doações. ​Ao se tornar um doador, você receberá periodicamente informações das atividades do projeto que estão disponíveis no site: www.projetolontraviva.org 

Mas se preferir, você também pode fazer sua doação na conta do Instituto Biodiversidade - IBIO, todo dinheiro arrecadado é destinado aos projetos de pesquisas de conservação e preservação da Fauna e da Flora do RN. 

​Todo o dinheiro doado é utilizado para compra de material de pesquisa, divulgação e monitoramento (câmeras, cartões de memória, pilhas e carregadores), bem como auxiliar os pesquisadores no deslocamento em todo o Estado do Rio Grande do Norte. 

Seja um apoiador do nosso projeto, e também nos ajude a divulgar esta campanha! Se preferir entre em contato conosco através de e-mail (projetolontraviva@gmail.com) e conheça mais sobre a espécie.

Saiba mais sobre o Projeto Lontra Viva no nosso site www.projetolontraviva.org e se quiser ser um patrocinador, entre em contato!

Sua maior recompensa é ajudar a manter as atividades para conservação!​ 

 

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2021