Ocupação Cia. Código de Artes Cênicas no Teatro Glauce Rocha

ID da vaquinha: 88962
Ocupação Cia. Código de Artes Cênicas no Teatro Glauce Rocha
URL copiada!
0%
Arrecadado
R$ 0,00
de
Meta
R$ 20.000,00
Apoiadores
0
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

Esse projeto consiste na apresentação de dois espetáculos da Cia. Código de Artes Cênicas: Naquele Instante e Inimigo do Povo, além de oficina gratuita com a Cia e bate-papo após as apresentações.  Serão, ao todo, 10 apresentações, cinco de cada espetáculo, ocupando duas semanas na referida sala entre 7 e 18/12/2016.

Pela primeira vez a Cia. Código de Artes Cênicas  de Japeri ficará em cartaz em um teatro do centro do Rio de Janeiro. Nosso projeto ficou em primeiro lugar no edital de Ocupação Cena Aberta RJ 2016 da FUNARTE.

Confira a programação:

7 a 11/12 às 19h (primeira semana): Inimigo do Povo

14 a 18/12 às 19h (segunda semana): Naquele Instante

Oficina de Vivência com a Cia. Código de Artes Cênicas:

10 e 17/12: 14 às 18h

SOBRE A CIA

A Cia. Código de Artes Cênicas é um dos grupos de teatro mais proeminentes da Baixada Fluminense, tendo coletado prêmios e indicações pelos festivais onde passa. Sediada em Japeri, a Cia é composta por jovens atores da periferia carioca, moradores de diversas cidades da região.

Com forte base no teatro comunitário, a Cia. completa em 2016 onze anos de existência com sete espetáculos em seu repertório e tem como objetivo nesta proposta o intercâmbio com artistas e grupos da região metropolitana do Rio, bem como gerar visibilidade para a pesquisa  de linguagem desenvolvida durante os últimos anos.

O Teatro Glauce Rocha, segundo o site da FUNARTE, "tem uma localização privilegiada – na Avenida Rio Branco, principal artéria empresarial do Rio de Janeiro, vizinho à boêmia da Cinelândia e da Lapa, e em frente à Estação Carioca do Metrô. Palco, por quase cinco décadas, de peças de vanguarda, o Teatro é um importante espaço cultural do Rio, administrado pela FUNARTE, e disponível para companhias e grupos teatrais".

A arte produzida em Japeri está rompendo mais uma barreira e terá nessa a oportunidade ainda maior de visibilidade, além de ser mais uma forma de comemorar os 11 anos de trabalho ininterrupto do grupo.

SOBRE OS ESPETÁCULOS

Inimigo do Povo

Inimigo do Povo foi o quarto espetáculo da Cia. Montado em 2009 através do Prêmio Montagem Cênica promovido pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, o espetáculo já participou de mais de 10 festivais por três estados do país, acumulando 17 prêmios e 16 indicações nas mais diversas categorias.

A peça é uma adaptação do original de Henrik Ibsen e  traz ao debate questões atuais que refletem o cenário político nacional como a corrupção, os crimes ambientais e a influência da mídia, onde o povo ganha status de coro, conduzindo o enredo que aborda o conflito entre o médico da cidade e seu irmão, o prefeito. As águas captadas para abastecer o popular piscinão estão poluídas e a solução sugerida é a reforma no tratamento de esgoto o que custará aumento nas taxas impostas à população e o adiamento das obras. Essas medidas podem levar à ruína essa próspera cidade e seus moradores. 

Naquele Instante

Fruto do projeto de manutenção patrocinado pela PETROBRAS através da lei estadual de incentivo à Cultura em 2014, é o sétimo e mais recente espetáculo da companhia. Tendo passado por cerca de 6 festivais e mostras nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, a peça rendeu dois prêmios nos festivais competitivos por onde passou,  devido ao destaque da linguagem cênica e da proposta intimista do espetáculo.

Criado a partir de estudos acerca do teatro documentário e do biodrama, o enredo faz uma viagem nas lembranças de infância, e adolescência de cada um, com base nas memórias trazidas pelos atores que integram o elenco. 

 

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2021