Vaquinha / Outros / Dinheiro

Marco Aurélio vai pra África do Sul!

ID da vaquinha: 193651
Marco Aurélio vai pra África do Sul!
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
URL copiada!
68%
Arrecadado
R$ 1.705,00
de
Meta
R$ 2.500,00
Apoiadores
22
Encerrada
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

O grupo de pesquisa Comunicação, Cultura e Tecnologias (CoCTec), vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), é integrado por professores da FAE e do Centro de Engenharias, além de bolsistas voluntários e remunerados dos cursos de Pedagogia, Artes Visuais, Matemática, Educação Física, e das engenharias do Petróleo, Eletrônica, Automação, Ambiental etc. 

O CoCTec foi convidado a realizar um curso de capacitação em programação e robótica para jovens em conflito com a lei de zonas rurais da África do Sul. Este é um projeto que será iniciado em 2018, por meio de um convênio com a UFPel, e possibilitará a mobilidade acadêmica internacional aos estudantes e professores das mais diversas áreas da universidade, envolvendo graduação e pós-graduação. O grupo de pesquisa já desenvolve um trabalho em parceria com o continente africano, por meio da Universidade Eduardo Mondlane, há cinco anos, em Moçambique. Agora, a proposta é ampliar os acordos de internacionalização por meio deste trabalho com a Greater Tzaneen Community Foundation e universidades sul africanas.

Em um formato piloto do projeto previsto para o próximo ano, a UFPel, por meio do CoCTec, irá ministrar um curso intensivo de duas semanas em setembro de 2017 na cidade de Tzaneen, em um evento internacional onde estarão presentes representantes das instituições de ensino superior renomadas na área de educação e tecnologia.

Marco Aurélio é de Minas Gerais, estudante do curso de Engenharia do Controle e Automação na universidade, bolsista do grupo de pesquisa CoCTec, e se mantém na UFPel por meio de subsídios da PRAE (Pró-Reitoria de Assistência Estudantil). Ele está preparando todo o material que será aplicado no curso, testando os robôs e programando os roteiros que serão utilizados pelos jovens, porém não tem condições financeiras de arcar com as despesas de deslocamento até a África do Sul. Os custos de hospedagem e alimentação serão cobertos pela Fundação que recebe a equipe da UFPel em Tzaneen em setembro, porém ainda é preciso angariar fundos para as passagens aéreas (Porto Alegre - Johannesburgo) e terrestres (Pelotas - Porto Alegre). Criamos esta Vakinha para ajudá-lo a viajar, e assim colaborarmos para a constituição de um convênio que irá proporcionar experiência semelhante a outros docentes e discentes da universidade.

Vamos mandar o Marco Aurélio para a África do Sul, gente! :)

 

Encerrada
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2022