Angustia,preconceito,reclusão. A Preta (Sandra Batista dos Santos - 33 anos - deficiente auditiva) que tem um transtorno mental , conhece bem o significado dessas palavras . A doença de causa desconhecida gera sintomas que provocam a perda do contato com a realidade , prejudicando a qualidade de vida . Um dos principais sintomas de seu transtorno mental são os delírios , que leva a acreditar que esta sendo perseguida , o que gera muito sofrimento .
Há cinco meses esteve em estado grave de saúde no Hospital de Base de Brasilia, devido a queda de uma altura de 10 metros em uma passarela de Taguatinga na tentativa de cometer suicídio .
Em consequência a queda , fraturou a pelve e o braço esquerdo(Radio e Úmero) e perfurou o pulmão .
Hoje a Sandra respira com ajuda da traqueostomia e perdeu os movimentos do punho esquerdo . Depois de 5 meses de internação a Sandra esta em casa e precisa de dar continuidade ao seu tratamento .
No dia a dia inclui as nebulizações com medicamentos e aspiração na traqueostomia,fisioterapia,consultas e exames de acompanhamento medico , alimentação,transporte,moradia e medicamentos . Para controlar os sintomas de seu transtorno, os antipsicóticos devem ser usados,pois são essenciais para evitar a recaída mas são medicamentos caros e estão em falta na rede publica . Os cuidados com a traqueostomia inclui o uso de luvas , sondas , soro fisiológico e o aspirador . Manter a alimentação , transporte e as contas de casa não estão sendo possível . Também precisa reformar seu quartinho onde dorme .
Sandra esta recebendo auxilio doença pelo o INSS , mas infelizmente não tem como arcar com todas as despesas , pois só o plano de saúde diminui 70% de sua renda mensal . Sua mãe Maria Batista dos Santos - 68 anos - também não tem condições de manter a casa e todo o tratamento necessário de sua filha .
A Sandra esta pedindo humildemente uma ajuda a todos vocês . Ajudem ela a ter esperança de dias melhores e de vida !
Obrigada de coração e que Deus abençoe , sempre <3