A OPA – Oficina do Pensar e Agir, é uma tecnologia educacional que, em sua versão para escolas de ensino fundamental e médio, consta do Guia de Tecnologias Educacionais da Educação Integrada e Integral e da Articulação da Escola com o seu Território, do MEC, Os jogos podem ser utilizados para o lazer e a educação dos alunos, para tanto, a Origem conta com equipe multidisciplinar para implantar nas escolas um programa inovador de utilização de todo o potencial do kit.
A implantação do programa da Oficina do Pensar e Agir deve acontecer em 3 etapas:
1 - motivação e capacitação do corpo docente para a utilização do kit de jogos ;
2 - motivação e capacitação do corpo discente para utilização dos jogos;
3 – introdução da atividade na escola.
É inegável que o jogo estimula pelo menos cinco capacidades do desenvolvimento cognitivo, a saber: raciocinar na busca dos meios aptos a atingir um fim; organizar vários elementos para uma finalidade; identificar e avaliar situações futuras próximas; prever possíveis conseqüências de atos próprios e alheios e exercitar a tomada de decisão frente a um fato concreto.
Ao lidar com a imaginação, a atenção e a concentração, o jogo estimula o espírito de investigação e desenvolve a criatividade e a memória. Por outro lado, é uma atividade recreativa completa, que permite ao estudante assumir atitude própria, daí obtendo plena integração ao grupo social.
No que tange às dimensões éticas e morais, a prática do jogo reforça a formação do caráter, desenvolvendo a paciência, a prudência, a perseverança, a autoconfiança, o autocontrole e, o mais importante, sublimando a agressividade.
Portanto, os jogos constituem um instrumento importante para estimular o aluno na busca do conhecimento, no desenvolvimento de diversas habilidades, na melhoria da qualidade das interações sociais, na construção da sua autonomia e na formação do seu comportamento ético