AYÓ - II Encontro Negro de Contação de Histórias

ID da vaquinha: 196821
AYÓ - II Encontro Negro de Contação de Histórias
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
URL copiada!
0%
Arrecadado
R$ 0,00
de
Meta
R$ 6.000,00
Apoiadores
0
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

AYÓ - II Encontro Negro de Contação de Histórias é a segunda edição de um chamado inspirado pelas mestras e mestres da palavra. A oralidade, como modo de experienciar a vida e presentificar os saberes, é força e forma motriz das culturas pretas, mesmo aquelas que acolhem a escritura. AYÓ - do iorubá, alegria - é um encontro de reconhecimento desses saberes, de modos particulares, íntimos e, ao mesmo tempo, coletivos do ato de contar histórias, histórias negras, por artistas negras e negros, ampliando nossa teia de (re)conhecimentos e pertencimentos.

As contadoras de histórias Nathalia Grilo e Tatiana Henrique, invadidas por esse chamamento, têm suas mãos acolhidas por tantos mais artistas da palavra e da memória preta e lançam os fios:

De que modo os processos sociais emprenhados pela experiência da oralidade podem negrificar, pretificar, presentificar a equiparidade da História africana e afro-brasileira?

Como a oralidade, como processo estético e conceitual sobre a vida, pode modificar a experiência daquela criança ou adolescente, e até mesmo uma pessoa adulta, entregando a ela novos novelos (e não ‘modelos’) de representações simbólicas sobre si?

A oralidade e seu atravessando dentro das mais diversas linguagens artísticas, de modo isso se constroi?

As respostas vêm em aldeia! Através das narrativas. Ouvir histórias é ouvir de outro algo de si mesmo.

"A gente chama AYÓ! E todos os sopros se encontram!"

---------------------------------------------------------------------------

Todo o arrecadado será para apoiar os artistas participantes durante os dois dias do encontro - alimentação, transporte e alojamento dos que vierem de fora da cidade do Rio de Janeiro - e investimento em sonorização e material gráfico, importantes e necessário para a divulgação de AYÓ!

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2022