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História Concisa da Música Clássica Brasileira

ID: 140591
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Criada em: 26/04/2017
História Concisa da Música Clássica Brasileira
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8. Quem apoiar com 1.000 reais (ou mais, sem limite): terá os prêmios b) e c) do item 7 dobrados. IRINEU FRANCO PERPÉTUO EXPLICA O PROJETO HISTÓRIA CONCISA DA MÚSICA CLÁSSICA BRASILEIRA

"Assim como não quero brigar com a música popular, tampouco tenho a intenção de enganar o leitor incauto. Esse livro aqui fala de música brasileira, sim. Mas é a “outra”. A “clássica”. A impopular (sem aspas). Pois a magnitude e a difusão do nome de Villa-Lobos constitui antes exceção do que regra no cenário musical brasileiro.

Nossos compositores que não se chamam Villa-Lobos vivem eternamente tendo que ser “resgatados” por musicólogos e intérpretes abnegados, que teimam em não deixar apagar a memória de uma produção contínua e de qualidade, que começou na época colonial, chegando até os nossos tempos.

Minha ideia foi contar a história dessa música de maneira acessível ao leitor “leigo”, não-familiarizado com o jargão musical específico. Para não afugentá-lo, optei por não colocar exemplos musicais em pentagrama – de resto, com as facilidades tecnológicas de hoje, é relativamente simples entrar na internet e ouvir pelo menos trechos das obras citadas. Tampouco tive pretensões de exaurir o tema. Entraram os compositores e obras que considerei “fundamentais” (procurando colocar alguma objetividade dentro de escolhas fadadas inexoravelmente à subjetividade); contudo, omissões (e as injustiças que elas acarretam) serão sempre inevitáveis em trabalhos dessa natureza.

Sendo cada partitura um dado cultural, e não uma mera coleção de folhas soltas no tempo e no espaço, procurei relacionar nossa música “clássica” com os fatos históricos e culturais de sua época (inclusive a música popular), e situar seus criadores no ambiente intelectual e social brasileiro. Tentei contemplar a produção contemporânea não apenas na esfera da composição, mas também da musicologia: há uma série de trabalhos recentes com reflexões importantes sobre o passado musical brasileiro, e na parcela relativamente pequena desses estudos a que consegui ter acesso resolvi basear parte de meu trabalho."

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