Projetos / Produtos

Festival Águas Gerais - Doações para parceirxs

ID da vaquinha: 1514682
Festival Águas Gerais - Doações para parceirxs
URL copiada!
1%
Arrecadado
R$ 100,00
de
Meta
R$ 10.000,00
Apoiadores
2
Encerrada
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

As doações que recebermos serão destinadas a 3 movimentos parceiros:

1 - Janeiro Marrom

Link: https://www.janeiromarrom.com.br/

O Janeiro Marrom é uma campanha para lembrar o crime da Vale em Brumadinho e alertar sobre a mineração que mata e assombra pessoas, destrói comunidades e ecossistemas, vidas, fauna, flora, paisagem, qualidade do ar e solo, nascentes, aquíferos e rios e, de forma implacável, avança sobre territórios inviabilizando outras formas de viver, viola direitos e faz uso das mais diversas  estratégias para deixar refém a população. 

À semelhança do Outubro Rosa e Novembro Azul, que hoje fazem parte do calendário anual de campanhas, se pretende que o Janeiro Marrom ganhe repercussão para também fazer parte. Foi idealizada por Guto em parceria com o Movimento pelas Serras e Águas de Minas (MovSAM) em memória das vidas ceifadas no rompimento da barragem de rejeitos da Mina Córrego do Feijão da Vale no dia 25/1/2019 e a proposta é ser realizada por um coletivo de organizações e movimentos.

2 - Casa de Gentil

Link:   https://www.casadegentil.com.br/

A Casa de Gentil - Culturas e Convívios é uma Organização não Governamental (ONG), sem fins lucrativos, que tem como objetivos principais a valorização da cultura e a contribuição ao desenvolvimento e empoderamento social, com foco especial nas crianças e jovens do bairro Várzea do Sítio, em Raposos - MG, e bairros vizinhos. Aqui, não restringimos idade e muito menos localidade! :) 

Fundada em 1º de setembro de 2012, a Casa surgiu de uma vontade de materializar um sonho e criar um espaço físico que contribuísse de forma positiva à cultura e convívio das comunidades, em especial as comunidades de Raposos e da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

​O nome da Casa é uma homenagem ao senhor Gentil Lúcio de Jesus, figura importante para a revitalização e manutenção da tradição do Congado e da percussão no município de Raposos e demais cidades no entorno, que mantém a festa do Congado e a cultura acesas até os dias de hoje. O nome também faz referência ao lema da Casa: "Gentileza gera Gentileza."

​A Casa de Gentil funciona através de oficinas, eventos e ações que acontecem ao longo do ano.

No início de 2020, fomos severamente atingidos por uma enchente que trouxe muitos danos à casa, à comunidade e à cidade de Raposos como um todo. Após o nosso primeiro mutirão, estávamos nos preparando para iniciar a #ReconstruçãoGentil, que foi adiada por causa do Covid-19 e as orientações dos órgãos de saúde pública. 

​No dia a dia, o trabalho da Casa acontece em sua ocupação e a partir da interação entre crianças, adultos, voluntários, visitantes e moradores. Assim, proporcionamos uma experiência de encontros; novos e renovados convívios e trocas de cultura

3 - Campanha Alimenta Ação da ong No Caminho do Bem:

Link:  https://evoe.cc/alimentacao

Estamos cientes que o momento que a humanidade atravessa é complicado devido à pandemia COVID-19 e aos danos que ela tem causado em nossa sociedade. Muitas famílias estão sem fonte de renda devido à paralisação dos meios de trabalho, sob confinamento, para que o vírus não se espalhe ainda mais.

Perante a esses fatos, há muitas famílias com muita dificuldade de suprir necessidades básicas, como comprar alimentos e materiais de higiene para uso diário. Sendo assim, a ONG No Caminho  do Bem, criou a campanha Alimenta Ação para arrecadação de recursos financeiros com intuito de comprar mantimentos que compõe cestas básicas e posteriormente doar para famílias necessitadas nesse momento, através de uma rede de solidariedade que perpassa a trajetória desse coletivo. Assim, visamos a atender as demandas de diversas comunidades com quem estamos em contato e atenção, dentre elas:

Pedreira Prado Lopes - BH

Pataxós - Aldeia Naô Xohã, Brumadinho

Quilombo dos Luízes - BH

Quilombo dos Arturos – Contagem

Encerrada
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2021