A Carta Internacional de Educação para o Lazer, da Associação Mundial de Lazer e Recreação, adotada em 1993, defende uma abordagem às atividades recreativas e de lazer que seja abrangente, ou seja, que inclua todas as pessoas em suas políticas e estratégias - o que significa que as pessoas com deficiência também devem estar incluídas. Explicitamente, a Carta Internacional estabelece que (grifos meus):
"...a ninguém deverá ser negado este direito (ao lazer) em razão de... deficiência..."(Preâmbulo, 2.4 - p. 4);
"Acessibilidade: trabalhar com grupos comunitários existentes a fim de minimizar barreiras e otimizar o acesso aos serviços de lazer."(Educação para o Lazer na Comunidade, I.2 - p. 9);
"Inclusividade: desenvolver uma comunidade- inclusiva reconhecendo grupos multiculturais, sócio-culturais (carentes), gênero, idade, capacidade e outros grupos que compõem a sociedade."(Educação para o Lazer na Comunidade, I.6 - p. 9);