Vaquinha / Outros / Dinheiro

Doação para compra de exemplares do livro "Presos que Menstruam"

ID da vaquinha: 174000
Doação para compra de exemplares do livro "Presos que Menstruam"
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
URL copiada!
8%
Arrecadado
R$ 40,00
de
Meta
R$ 500,00
Apoiadores
2
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

Oi, gente!

Hoje em dia existem 60.000 mulheres presas. O perfil delas é o de mulheres negras, pobres, mães, sem estudo, responsáveis pelo sustento familiar (muitas vezes até de durante o cumprimento da pena!) e empregadas no mercado informal. A grande maioria delas (68%) foi condenada por tráfico de drogas, o que configura crimes não violentos; sendo que muitas delas chegaram ao crime por relacionamentos abusivos com homens do tráfico. A maioria delas habita cadeias masculinas desativadas, com estruturas precárias, onde falta até o básico e uma das questões é que elas carecem de material para ocupar o tempo ocioso, seja com trabalho ou estudo.

Pensando nessa questão e no quanto fomos tocadas por ela, nós começamos a realizar mensalmente um Clube de Leitura na Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto. Esse clube acontece a partir de uma parceria com a FUNAP (Fundação Prof. Dr. Pedro Pimentel) com a Penitenciária dentro do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania "De Olho no Futuro". Participam do Clube de Leitura representantes dessas instituições, voluntárias e monitoras da prisão - mulheres encarceradas que se destacam pela conduta no presídio e ajudam na formação das outras presas em atividades educacionais que acontecem neste local. 

Um dos livros que elas pediram e tem um GRANDE interesse em ler é o livro "Presos que Menstruam, da autora Nana Queiroz. A Nana é jornalista, escritoa, CEO da Revista AzMina e, dentre outros trabalhos, prêmios e atuações, foi quem lançou há algum tempo atrás a campanha nacionalmente conhecida Eu não mereço ser estuprada. O livro dá voz a mulheres presas por meio de relatos do seu cotidiano dentro da prisão e dos motivos pelos quais elas foram presas. Depoimentos emocionantes, duros e reais que valem a pena ser lidos por todos, mas que são especialmente importantes para as mulheres que podem se identificar diretamente com ele e assim se conscientizar desse problema nacional e quem sabe, através das suas próprias experiências, atuar no sentido de buscar soluções, por mais paleativas que sejam, para essa questão. 

Por isso estamos pedindo a colaboração de vocês em qualquer valor para lermos essa obra! É de extrema importância!

Agradecemos muitíssimo desde já!

Atenciosamente,

Carolina Motta, Daniella Santos, Herika Aguiar, Paula Nomelini e Cristiane Alvares

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2022