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Um curso de Direito Empresarial online gratuito e de alto nível

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O desenvolvimento econômico do Brasil das ultimas duas décadas motivou o surgimento de inúmeras instituições de ensino superior, em um verdadeiro movimento de democratização da academia, uma vez que o surgimento de uma nova classe média criou a demanda por ensino superior ora visto como um sinal de ascensão social, ora como uma exigência do mercado de trabalho, cada vez mais necessitado de mão-de-obra especializada.

Porém, o ensino superior engendrado por esse estado de coisas é bem diferente daquele ensino das tradicionais instituições públicas ou pontifícias, onde há como regra um número relativamente reduzido de alunos que dispõe de tempo e recursos financeiros para uma formação superior diferenciada.

Ressalte-se que tais instituições podem organizar-se da maneira como se organizam por conta do público que normalmente acessa seus bancos: os alunos dos bons colégios particulares, quase sempre auxiliados por um ou dois semestres de cursos preparatórios. Mas a realidade da maioria das universidades particulares brasileiras é diferente: não é imprudente dizer que a universidade brasileira é uma universidade de massas, onde se encontram todos os tipos de alunos, das mais variadas origens, com as mais variadas formações culturais e de todos os níveis sociais.

Entre essa grande multidão, existem aqueles que, por força de uma origem muito humilde, ou por uma formação básica deficiente ou pelas agruras naturais da vida como problemas familiares ou desemprego, mal conseguem frequentar as aulas. Existem ainda aqueles que trabalham durante todo o dia, no comércio e na indústria e, ao chegar à faculdade, mal conseguem acompanhar as aulas de olhos abertos. Os que nunca tiveram incentivo à leitura e à escrita, e tem verdadeiro pavor de se expressar por esses meios; os quase analfabetos funcionais; os que chegam tarde e saem cedo da aula por conta do fretado e tantos outros que facilmente se reconhecerão nas figuras acima.

O curso de Direito, com toda a sua pompa e circunstância, é um grande desafio para todos esses alunos, oriundos da chamada nova classe média; seja por um temor reverencial de fundo cultural que os humildes rendem aos chamados “doutores”, seja pelas expressões em latim, seja pela proximidade com as ditas autoridades, servidores como juízes ou delegados atuando como professores, tudo no curso de Direito intimida, amedronta e apequena a esses alunos.

O resultado acadêmico da soma desses fatores é facilmente observável: alunos em sucessivas reprovações, com notas inexpressivas e com extrema dificuldade de entender os conteúdos ministrados em sala de aula, e com quase absoluta incompreensão dos textos doutrinários de apoio.

Longe de culpar métodos, instituições, políticas ou professores, é fato que o alunado da nova instituição superior, mormente os acadêmicos de Direito, exigem um método novo, que concilie o ensino das disciplinas com as condições de vida dos alunos, seus anseios e limitações.

Esta é a proposta que se apresenta aqui: a criação de um sistema de ensino à distância, gratuito, que disponibilize ao grande público aulas de formação em Direito Civil, de forma clara, didática e acessível. Comprometo minha formação como bacharel e mestre em Direito por instituição pública e mais de 20 anos de magistério superior com a concretização dessa ideia.

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