Vaquinha / Outros / Dinheiro

Construindo bibliotecas escolares na tríplice fronteira!

ID da vaquinha: 141711
Construindo bibliotecas escolares na tríplice fronteira!
URL copiada!
3%
Arrecadado
R$ 90,00
de
Meta
R$ 3.000,00
Apoiadores
3
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

DOE TAMBÉM POR TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA OU DEPÓSITO!

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

AGÊNCIA: 2025

CONTA: 00026823-6

CONTA POUPANÇA: 013

CPF: 256.503.538-16

MARIANA CORTEZ

O projeto de extensão Vivendo livros latino-americanos na tríplice fronteira tem por objetivo uma ação de incentivo à leitura e à escrita no intuito de proporcionar melhores condições de inserção dos alunos de escolas públicas na cultura literária da América Latina, bem como de disseminar e promover práticas pedagógicas de leitura e escrita para pensar conjuntamente estratégias de trabalho com a literatura oriunda dos países da região. O projeto pretende trabalhar nas bibliotecas das escolas públicas da região da tríplice fronteira com o propósito de contribuir para a reflexão de professores e alunos no que concerne às práticas de leitura e escrita que se desenvolvem nesses espaços coletivos, à formação de professores e à situação do espaço físico e acervo necessário para a promoção da leitura e escrita literária, de forma a integrá-la à dinâmica escolar como ambiente essencial aos processos de aprendizagem e de disseminação de Cultura e Artes na América Latina.  

A inauguração da nossa primeira biblioteca ocorreu no dia 1º de Abril na Escola Municipal Brigadeiro Antonio de Sampaio, localizada no bairro rural Alto da Boa Vista, em Foz do Iguaçu. O espaço foi construído por estudantes, docentes e voluntários que integram o projeto. Além da escola iguaçuense, o projeto Vivendo livros latino-americanos na Tríplice Fronteira atua em bibliotecas de escolas públicas da Argentina e do Paraguai, visando criar uma rede de bibliotecas interculturais.

Após a inauguração da biblioteca na Escola Municipal Brigadeiro Antonio de Sampaio, iniciamos os trabalhos na Escuela 2979, em Ciudad del Este (Paraguai) – Escuela San Agustín. Porém, diante das dificuldades de recuperação do espaço destinado à biblioteca, o nosso primeiro passo é a captação de recursos. Após a arrecadação dos recursos, serão iniciadas as etapas de ampliação de acervo e remodelação do espaço físico. No segundo semestre de 2017 iniciaremos os trabalhos na Escuela 722, em Puerto Iguazú (Argentina).

Entendemos ser fundamental, nas bibliotecas das escolas públicas, a disponibilização de textos dos mais variados gêneros: livros de contos, romances, poesia, enciclopédias, dicionários, jornais, revistas (infantis, em quadrinhos, de palavras cruzadas e outros jogos), livros de consulta das diversas áreas do conhecimento, almanaques, revistas de literatura de cordel, textos gravados em áudio e em vídeo, entre outros. Mas, sobretudo, seria importante promover a cultura de ler e escrever: “a biblioteca da escola deve ser promotora da cultura mais que um complemento didático” (PETIT, 2009, p.269).  AJUDE NOSSO PROJETO A TRANSFORMAR O SONHO DESSAS CRIANÇAS REALIDADE! Esse é um Projeto de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana e todo o dinheiro arrecadado será usado exclusivamente para a continuação do projeto. A prestação de contas será disponibilizada publicamente no decorrer do projeto em nossa página no Facebook.

 

CONHEÇA NOSSO PROJETO NA MÍDIA!

https://www.clickfozdoiguacu.com.br/estudantes-e-professores-da-unila-constroem-biblioteca-para-escola-publica-de-cde/

https://www.unila.edu.br/noticias/extensao-e-pesquisa http://fronteiraurgente.com.br/estudantes-da-unila-reconstroem-biblioteca-da-escola-municipal-brigad... http://www.clickfozdoiguacu.com.br/estudantes-da-unila-reconstroem-biblioteca-de-escola-de-foz/  

E CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

https://www.facebook.com/vivendolivroslatinoamericanos/

 

 

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2021