Vaquinha / Outros / Dinheiro

CicloPife - Circulação de bicicleta cultural e ecológica

ID da vaquinha: 104492
CicloPife - Circulação de bicicleta cultural e ecológica
URL copiada!
11%
Arrecadado
R$ 555,00
de
Meta
R$ 5.000,00
Apoiadores
9
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

CicloPife - Circulação de bicicleta cultural e ecológica

https://web.facebook.com/ciclopife/

Circulação de bicicleta de dois tocadores de pífanos de Brasília pelo interior do nordeste brasileiro em busca de mestras e mestres da cultura popular em cidades e territórios tradicionais, onde possamos registrar e trocar experiências de prática ecológica e resistência cultural.

Nosso foco é encontrar bandas tradicionais de pífanos (flauta transversal de bambu), criando e reforçando redes de contato que as unam, pois acreditamos que essas manifestações e tradições que remanescem no Brasil Profundo não podem acabar. Além disso, percorrendo as comunidades que se dedicam à agricultura familiar e o uso de plantas medicinais, fortalecemos roteiros de fluxo de informações e práticas sustentáveis .

Como aprendizes do Mestre Zé do Pife, pernambucano que trouxe a arte do pífano para Brasília há mais de 20 anos, temos desejo de alçar vôos maiores com as asas que ganhamos . Levamos na mala as vivências de fabricação de pífanos, literatura de cordel, identificação de plantas, plantio agroflorestal, além do shows de forró pifado e teatro, no qual mostramos as riquezas e os enfrentamentos da nossa cultura popular e do meio ambiente. A “Bolsa da Fertilidade” é onde armazenamos as sementes agrícolas e frutíferas crioulas e orgânicas para serem trocadas, assim como no Projeto CicloVida. (http://ciclovida.org/pt-br)

Nosso circulô começa 14/dez/2016 e vai até mar/2017 pelos estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Ceará. Para que alcançemos esses objetivos, inclusive o lançamento de um documentário e a manutenção do nosso site com os relatos e fotos da aventura, precisamos obter sustentabilidade financeira à base de parcerias e trocas pelas oficinas e apresentações que facilitamos e também pelo apoio ao nosso financiamento coletivo, o “chapéu-online”. Vamos juntos nessa missão!

Gabriel Raposo (Raul do Pife), pesquisador na área de antropologia e etnomusicologia pela UnB, pifeiro da Banda de Pife Mestre Zé do Pife e idealizador do Curso de Bandas de Pife na Universidade de Brasília.

Fernando Carvalho Vieira (Cheflera), engenheiro florestal pela UnB, Botânico, Agrofloresteiro, Pifeiro, Rabequeiro e Cordelista, Desenvolve cursos em agrofloresta e identificação de plantas em Brasília.

#CicloPife #Pife #Pifano #Bicicleta #Cicloviagem

https://web.facebook.com/ciclopife/

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2021