Centro de Saberes e Medicina Indígena

ID da vaquinha: 125660
Centro de Saberes e Medicina Indígena
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
URL copiada!
0%
Arrecadado
R$ 0,00
de
Meta
R$ 10.000,00
Apoiadores
0
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

Apresentação

A proposta de Centro de Saberes e Medicina Indígena ora apresentada, é fruto de uma longa pesquisa antropológica, que começou no ano de 2011, com a entrada de alunos indígenas no Programa de Pós-graduação em Antropologia social da UFAM. Num exercício de reflexividade, nos trabalhos de teses e dissertações, os alunos traduziram os conhecimentos indígenas nos moldes antropológicos. O escopo da proposta de Centro é o Tratamento de saúde, baseada na medicina indígena Tukano. Um tratamento que está ancorada numa epistemologia que não é aquele ocidental ou da ciência, mas na epistemologia indígena Tukano.

 As origens de doenças na concepção Tukano

 s principais origens de doenças na concepção Tukano são: Agressão de waimhasã, Contaminação de alimentos, Doenças autoprovocativas, Useró Behtise (feitiçarias), Uso de vegetais (envenenamento) e Agressão de bichos peçonhetos. O diagnóstico é primeira atitude do especialista no atendimento ao paciente para descobrir a origem ou a causa de doença.

“O saber tradicional, descrito na Convenção da Diversidade Biológica (CDB) como incluindo conhecimentos, práticas e inovações, não é um simples repositório de conhecimentos do passado. É um modo de reproduzir inovações e transmitir conhecimento por meio de práticas especificadas”. Manuela Carneiro Cunha, Antropóloga.

Meu curriculo: ver na Plataforma Lattes.

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2021