O Projeto
DEFINIÇÃO
Considerando a Capoeira como a mais legitima das manifestações culturais brasileira e considerada patrimônio imaterial e cultural da humanidade pela UNESCO, apresentando características educacionais, artísticas, rítmicas, folclóricas, filosóficas, marciais, musicais e cívicas dentre outras, ao introduzi-la como prática escolar, temos como objetivos:
.1 - O uso da capoeira para estimular as crianças a manter, aprimorar e, em muitos casos, recuperar movimentos próprios do corpo humano é ponto essencial do trabalho de corpo e movimento para a Educação Infantil.
Com o passar dos anos, a criança tende a imitar os padrões corporais adultos, passando a abandonar gradativamente algumas habilidades motoras. O sofá, as cadeiras e carteiras escolares, a televisão, os jogos eletrônicos, as restrições sociais ao movimento (“para de rastejar, vai sujar sua roupa!”) e até o excesso de deveres escolares as levam a permanecer por longos períodos do dia em posições estáticas. O resultado disso são adultos sedentários, com inúmeros encurtamentos musculares resultantes de longos anos de inatividade. Na escolas para crianças de 1 a 6 anos, a cada movimento mais ousado de um aluno seguem-se os avisos de “Você vai cair! Vai quebrar a perna! Para de correr!”. Segundo Sardinha (2004),
a deterioração da condição física da criança começa logo que ela é imobilizada por longas horas nas carteiras escolares nos primeiros anos do Ensino Fundamental e, em alguns casos mais graves, já na Educação Infantil. A mudança da quantidade de movimento que ela fazia antes da escola e que faz na escola é enorme. A escola, então, estimula o sedentarismo?
Este trabalho visa representar a capoeira como um saber popular potencialmente transformador na formação dos professores que atuarão na Educação Infantil, faixa etária em que o corpo, a música e o ethos da capoeira vão ao encontro das necessidades básicas de movimento e descoberta.
A base do método são os conhecimentos ancestrais da capoeira, passados de mestres a discípulos de forma tradicional. Equilibrando estes saberes populares com os conhecimentos acadêmicos, de ensino-aprendizagem: uma Pedagogia da Capoeira.
O método se fundamenta em quatro princípios:
PÚBLICO ÁLVO
• Alunos de 04 anos a cima.
CONTEÚDO DIDÁTICO
PEDAGÓGICO
Curso de capoeira oferecido como modalidade apresentará os seguintes conteúdos:
1. desenvolvimento da coordenação, lateralidade, domínio do corpo e do espaço buscando assim a cultura corporal do movimento;
2. aulas recreativas visando a integração, socialização e desenvolvimento do espírito coletivo, reconhecendo a capacidade e possibilidade individual de cada aluno;
3. ensaio de cânticos e prática de confecção e utilização dos instrumentos musicais relacionados a capoeira;
4. aulas praticas e teóricas sobre todos os aspectos típicos da capoeira;
METODOLOGIA
A metodologia de ensino segue o programa técnico do Grupo Memória sob a orientação do Mestre, Profissional em Educação Física, Silvio Marcos da Silva, sendo obedecidas as diretrizes técnicas da A.B.P.C. ( Associação Brasileira de Professores e Mestres de Capoeira).
Numa concepção didática consideramos a capoeira uma modalidade completa, pois atua de maneira direta e indireta sobres os aspectos cognitivos e motor. Sendo encarada como lúdica e instrucional, articula atividade de desenvolvimento motor com um aspecto artístico e social.
Através da capoeira podemos trabalhar conteúdos que dizem respeito a localização espaço temporal, lateralização, equilíbrio e domínio da linguagem oral através do canto.
As aulas serão ministradas através de jogos e brincadeiras respeitando a faixa etária.
• Totalizando 01 aula semanal
MATERIAL E CONCLUSÃO
Para o sucesso deste trabalho utilizaremos os seguintes materiais:
• 02 pandeiros de couro;
• 03 berimbaus;
• salão amplo ou quadra poliesportiva.
Todo o trabalho terá como fundamento o ensino paralelo da noção de cidadania, direito e respeito ao próximo, onde o que importa é o conhecimento e a capacidade individual, formando uma integração sócio-cultural sem distinção de raça, sexo ou posição social. Desencadeando um processo de treinamento vivenciado de apoio e estímulos às produções realizadas pelos capoeiristas, como um vasto acervo histórico, oferecidos sobre a visão psicopedagógica do construtivismo do comportamento, empregando o processo vivencial operativo, onde o vivencial significa a “educação pela arte” e o operativo significa a “educação pela inteligência”.
No mundo, a capoeira vem se tornando uma das mais atraentes modalidades dentro do cenário esportivo. Cada vez mais cresce o número de países e promotores que reivindicam eventos de capoeira, comprovando assim a consagração desse emocionante esporte como um grandioso sistema promocional das instituições de ensino, além de ser uma inesquecível e espetacular forma de lazer e integração.