Lucy é uma Sagui que foi resgatada depois de uma família de saguis cair de uma árvore na área de lazer de um condomínio na zona do Sul do Rio (uma queda de cerca de 20 m). Ao todo foram três saguis. O irmão menor (que estava agarrado a Lucy) faleceu logo depois da queda. O terceiro Sagui estava em melhor estado e fugiu de volta para a mata. Lucy ficou muito machucada e foi resgatada por nós. Ela teve traumatismo craniano, bem como uma fratura múltipla no femur esquerdo. Através de doações ela está sendo tratada na clínica ProSilvestres, especiallizada em animais silvestres, em Copacabana. Ela tem recebido apoio decisivo de diversos veterinários, que a tem atendido com preços de custo, gratuito ou ao menos reduzidos, mas de qualquer modo há o custo de internação, da eventual cirurgia para reabilitar sua patinha esquerda, bem como o que for determinado necessário para sua condição cerebral (ela terá consulta com uma veterinária neurologista que se dispôs a atendê-la cobrando apenas o que ela paga pelo uso do consultório, no dia 15/12, quando poderemos ter melhor noção dos próximos passos a serem seguidos.
A intenção é que ela possa depois ser devolvida ao seu bando original, mas para isso ela precisa ter condições de saltar, se agarrar, etc. Seguem abaixo imagems de raio X da cabeça e femur dela. Um vídeo que saiu no noticiário da Globo no RJ, bem como uma matéria no jornal Extra do RJ seguem abaixo também:
- Notícia na Globo/Rio: https://globoplay.globo.com/v/7224158
- Matéria no Jornal Extra: https://extra.globo.com/noticias/rio/apos-encontrar-macacos-machucados-moradora-recebe-prazo-de-resgate-de-quase-tres-dias-pelo-1746-23297075.html
É difícil calcular o valor exato necessário para o tratamento da Lucy. Depende do tempo total de internação, da eventual cirurgia para reabilitar a patinha traseira dela, do que será necessário fazer com respeito ao traumatismo craniano e eventuais tratamentos e exames que ainda venham a ser necessários.
Caso haja recursos ainda disponíveis ao final do tratamento da Lucy, os apoiadores terão a oportunidade de votar para decidir o que fazer com tal recurso. Opções possíveis incluem doação a alguma instituição que apoie animais silvestres necessitados, e afins. Idealmente o montante arrecadado poderá dar um tratamento eficiente para a Lucy, permitindo-a retomar suas atividades cotidianas.
Apoiadores terão notícias da Lucy, poderão visitá-la e também acompanhar o eventual retorno dela ao seu bando.
Agradecemos desde já pelo apoio.
Seguem os raios X da Lucy:
Reduzi o montante esperado porque a consulta com a neurologista foi muito positiva. Ela reagiu bem e pontuou 15 na escala, o que significa que está entre atenção e bom. Os ossos parecem estar calcificando e ela já movimenta a perna cuja cabeça do femur quebrou. Com isso a cirurgia parece não mais ser necessária, motivo da diminuição do objetivo.