Projetos / Produtos

campanha para reflorestamento em área urbana

ID da vaquinha: 1354539
campanha para reflorestamento em área urbana
Você não possui corações!
Clique aqui para comprar.
0 coração recebido
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
URL copiada!
0%
Arrecadado
R$ 60,00
de
Meta
R$ 80.000,00
Apoiadores
2
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Corações Recebidos
  • Mensagens

Há uns 10 anos atrás na cidade de Marília eu Paulo Bonini e minha família mudamos para o bairro Parque dos Ipês, um bairro de periferia, porem de uma vista extraordinária.

Em todo entorno de nossa residência existe uma área publica de sistema de lazer com nascentes, que estava em total abandono. Analisando o solo e relevo local e sentindo em nossa própria casa os estragos causados por enchentes e enxurradas, animais peçonhentos e ratos. devido aos riscos por erosão, relevo, solo totalmente argiloso com muitas águas, lixos da própria vizinhança, resolvemos formar uma área de preservação ambiental, como forma de conter todos os problemas, chegando ao ponto de tornar-se um parque botânico.

Desta forma é possível conjuntamente criar na população a cultura de preservação.

A ideia é desenvolver uma agrofloresta em ambiente urbano onde todas as árvores sejam na maioria frutíferas nativas sintrópicas com hortaliças e leguminosas. Desta forma podemos auxiliar tanto de forma social como educacional a comunidade e as duas escolas no entorno do bairro: Princípios de preservação ambiental.

Iniciamos por nossos recursos e com apoio de mais 2 vizinhos, posteriormente o ministério público acionou a administração pública que iniciou uma rede de galerias pluviais para amenizar os problemas das chuvas, projeto que ainda não foi concluído.

Hoje nossa tarefa ainda se encontra em plantar as árvores e recompor o solo por etapas. Conseguimos cercar partes do terreno com ajuda de um alambrado cedido pela prefeitura que seria descartado. O cercamento é de extrema importância pois as árvores que plantávamos eram todas destruídas por queimadas, pisoteamento de cavalos e vacas soltos a ermo, animais que também morriam frequentemente por picadas de cobras e falta de água.

Precisamos muito concluir um cercamento correto, ter ferramentas de capinação (pois é muito trabalhoso para nós) comprar mudas de boa qualidade (pois a muito à plantar), fazer um viveiro de produção de mudas de hortaliças e enxertia de árvores e um barracão para que possamos abrigar uma pequena escola para receber grupos de estudo e as crianças das escolas.

Buscamos qualquer auxílio. Fiz um orçamento de médio valor onde abrange o que citei e mais uma unidade de tratamento de esgoto (pois há um descarte deste dentro da área de APP) e mais dois tipos de tratores que chegou à quase 800 mil, porém sei que é um sonho, mas para que sejamos mais humildes estabeleci em 10%, para que façamos oque seja mais urgente e com técnicas econômicas tipo Permacultura e materiais usados, para pelo menos sanar os problemas urgentes que estamos.

Dependemos totalmente de ajuda externa, pois chegamos no limite de recursos, saúde e tempo.

Se com este projeto alcançarmos nossa meta será uma prova definitiva de que é possível a população (sendo a maior interessada) e a administração pública transformar áreas abandonadas e de riscos em parques botânicos, contribuindo para todos os cidadãos.

Sera possível levarmos este projeto para demais áreas e até outras cidades, portanto peço-lhes: Colaborem.

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.