Camarim Teatral (Reforma do Cine Teatro Camarim das Artes)

ID da vaquinha: 140383
Camarim Teatral (Reforma do Cine Teatro Camarim das Artes)
URL copiada!
0%
Arrecadado
R$ 0,00
de
Meta
R$ 6.000,00
Apoiadores
0
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

O teatro do camarim surgiu como uma caixa preta, com cadeiras plásticas, baixa estrutura de luz/som e palco, após parcerias com empresas da região foi adquirindo cadeiras acolchoadas, melhor qualidade de som/luz (sistema de aluguel) e ar-condicionado. Porém sempre em busca de qualidade e independência pretende se aperfeiçoar mais.

A última revitalização do espaço ocorreu em 2008 e desde então sua estrutura quase não se modificou, com o “Camarim Teatral” o teatro receberia: reforma das cadeiras; do palco; equipamento de som e luz próprios; ar-condicionado central; pintura; corredor para camarim (inexistente, hoje os artistas precisam entrar nas salas pelo corredor do teatro); isolamento acústico e obra para cabine de som e luz.

Cine Mais Cultura  O Camarim das Artes foi contemplado, para 2011, com o equipamento de cinema para exibição gratuita a moradores de Jacarepaguá, as sessões serão organizadas pela equipe do Camarim, população e filmes da Programadora Brasil.

Objetivo geral

Reestruturar o espaço do teatro e ampliar sua programação em vista da, formação  e inclusão de público participante e pensante, produção, difusão e circulação no Teatro do Camarim, bem como em outros espaços.

Sobre o Camarim das Artes: 

O Camarim das Artes  surgiu após 2004, pela necessidade da Companhia Teatral Catarse de ter um espaço para ensaios e reuniões, que com o tempo, e o interesse de alguns profissionais por um local onde pudessem desenvolver projetos sociais e culturais. Surgiu a ideia então de se fundar no imóvel, um espaço cultural.

Inicialmente ministravam-se apenas algumas oficinas artísticas, com o tempo foram acontecendo manifestações artísticas culturais;  enfatizando-se sempre pela continuidade de projetos sociais educativos.

Nosso maior objetivo é a transformação e o desenvolvimento intelectual, a partir da construção da autonomia e cidadania de crianças, jovens e adolescentes, capacitando-os e transformando-os em agentes da consolidação de identidades, da promoção da mobilização social e cultural. Além disso, colaborar para uma nova formação de platéia, oferecer à população de Jacarepaguá uma opção de equipamento cultural com programação mensal e diversificada e desenvolver oficinas de teatro, música, artes plásticas, estímulo à leitura, assim como cursos de operadores nas áreas técnicas das artes cênicas.

Projetos já desenvolvidos:

Cine Mais Cultura – O Camarim das Artes foi contemplado, para 2011, com o equipamento de cinema para exibição gratuita a moradores de Jacarepaguá, as sessões serão organizadas pela equipe do Camarim, população e filmes da Programadora Brasil.

Sala de Leitura Rubem Alves – Projeto de estímulo a leitura patrocinado pelo Instituto de Solidariedade HSBC e Casa da Moeda que beneficia crianças de 04 a 11 anos estudantes da rede pública de ensino. 2010. 65 alunos.

Projeto Caminhando e Cantando – Patrocinado pela Casa da Moeda do Brasil – desenvolve oficinas gratuitas de instrumentos musicais e teoria para estudantes da rede pública de ensino. 2009 /2010. 115 alunos.

1º, 2º, 3º , 4º e 5 º Festival de Esquetes – Promover  e descobrir grupos de teatro oriundos de diversos municípios do estado. Democratizar a cultura teatral com apresentações gratuitas a população.  Setembro de 2006 / 2008 / 2009 e em 2012 levamos para praça pública na Freguesia. Público de mais de 800 presentes ao todo.

1º , 2º, 3º e 4º Arraiá da Araguaia– Com o objetivo de propagar o folclore, o evento conta com apresentações de grupos folclóricos, quadrilhas, danças típicas e forró. Há espaço para montagem de barracas de comidas típicas, brincadeiras, artesanato, entre tantos aberto a população. A festa conta com a presença maciça de 5.000 pessoas. Julho de 2005 / 2008 / 2009 / 2010. Público mais de 5.000 pessoas por dia.

Sarau das Artes– Evento que promove o intercâmbio cultural entre os artistas, alunos das Oficinas do projeto Caminhando e Cantando e moradores de jacarepaguá e adjacências, são contempladas as áreas da poesia, música, teatro, circo, dança, etc. Está em sua XI edição possibilitando a visibilidade de novos artistas, o palco aberto e a democratização cultural, através da gratuidade. Público de 100 pessoas por Sarau. 2004 a 2010.

Oficinas de Arte e de Cultura– oficinas a preços populares para crianças e jovens, estas oficinas permitem arrecadação de recursos para os projetos sociais do Camarim.

Natal Cultural– Foram ministradas oficinas de circo, desenho, pintura, teatro, dança, música, apresentação de performances, vídeos como (Cirque du Soleil) , animação cultural, jogos educativos e etc. Presença de mais ou menos 150 órfãos. Dezembro de 2007.

1º Festival de Arte e Cultura de Jacarepaguá- Oportunidade aos artistas da região de exibirem seu trabalho em diferentes formas e vertentes culturais, arrecadação de alimento não perecível a ser doado para o Retiro dos Artistas – público alvo 500 pessoas – Outubro de 2004. 

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2021