Livro: As Três Raças - O Mito da Democracia Racial no Brasil

ID da vaquinha: 26261
Livro: As Três Raças - O Mito da Democracia Racial no Brasil
URL copiada!
0%
Arrecadado
R$ 0,00
de
Meta
R$ 4.500,00
Apoiadores
0
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

O Projeto

As Três Raças - O Mito da Democracia Racial no Brasil

Para que a nação brasileira consiga se abrir para um novo caminho e uma nova direção na constituição de uma sociedade verdadeiramente democrática e inclusiva de todos,superando o “sortilégio da cor”, o fetichismo das feições e o essencialismo racial.

A produção acadêmica voltada para o estudo e interpretação do racismo foi orientada durante o século XX por dois grandes desastres na história da humanidade: o holocausto judeu sob o III Reich e a escravidão negra africana. Embora o embate hitleriano contra os judeus tenha encontrado ampla repulsa internacional, os desdobramentos da escravização dos africanos e as repercussões contemporâneas desse evento somente começaram a ser examinados seriamente após a Segunda Guerra Mundial. Entendia-se que o racismo, especificamente a partir do século XV, era a sistematização de idéias e valores do europeu acerca da diversidade racial e cultural dos diferentes povo no momento em que a Europa entrou, pela primeira vez, em contato com eles.

O conteúdo deste livro tem por objetivo "derrubar o mito da democracia racial que percorre em nossa sociedade.A ideia que o Brasil é o país das Três Raças,não é uma premissa baseada em estatistas reais e estruturada na história verdadeira da miscigenação entre os Europeus,Indígenas e Africanos.Todavia, tais argumentos operam de uma base de mínimo conhecimento sobre o racismo como realidade histórica. Com efeito, desde seu inicio, na Antiguidade o racismo sempre foi uma realidade social e cultural pautada exclusivamente no fenótipo, antes de ser um fenômeno politico e econômico pautado na biologia. O fenótipo é um elemento objetivo, real, que não se presta à negação ou confusão; é ele, não os genes, que configura os fantasmas que nutrem o imaginário social. É o fenótipo que serve de linha de demarcação entre os grupos raciais, e como ponto de referência em torno do qual se organizam as discriminações “raciais”.Negar a existência da raça, portanto, é um absurdo, ao qual somente se pode chegar através de uma postura histórica. Assim, é preciso executar uma espécie de reorientação epistemológica, a qual nos levaria a examinar a problemática do racismo muito além do horizonte estreito dos últimos 500 anos de hegemonia européia sobre o mundo. É precisamente isso que objetiva esta obra.

A ideia de inferioridade determinada pela cor da pele só foi questionada abertamente em 1932, com a publicação de Casa Grande & Senzala, do sociólogo Gilberto Freyre. Apesar disso,o acadêmico foi alvo de duras críticas pela sua visão “açucarada” da mestiçagem brasileira, que não considera a violência e a dominação cruel contra o povo negro. No Brasil, foi nessa época que o movimento negro começou a ganhar corpo, buscando a integração à sociedade, preservação da história e cultura negra e a igualdade de direitos.A insensibilidade é produto do racismo. Um mesmo indivíduo, ou coletividade,cuidadoso com a sua família e com os outros fenotipicamente parecidos, pode se angustiar ante a doença de seus cachorros, mas não desenvolver nenhum sentimento de comoção perante o terrível quadro da opressão racial.

Sonho x Realidade:

Agora queremos botar esse projeto no mundo, torná-lo físico e compartilha-lo. E para isso precisamos da sua ajuda! Imprimir um livro é uma tarefa trabalhosa e por isso queremos trazer para o nosso projeto todo mundo que compartilha do nosso ideal.Para fazer As três raças - O Mito da Democracia Racial no Brasil acontecer é só clicar em uma dos valores aqui ao lado, escolher o valor que você quer contribuir e a sua recompensa ou contribua com qualquer valor. Toda contribuição vale muito! Ah, e você também pode ajudar compartilhando com todo mundo o link do projeto nas redes sociais. Quanto mais pessoas sabendo da nossa campanha, melhor!Vamos juntos contribuir para que a nossa sociedade saiba que em nosso país ainda existe preconceito racial. 

Orçamento:

Como vai ser gasto o dinheiro?

Recompensas:

  • Carta de Agradecimento
  • Cartão Postal
  • Agradecimento em sua Rede Social
  • As três raças - O Mito da Democracia Racial no Brasil em Pdf
  • As três raças - O Mito da Democracia Racial no Brasil o Livro
  • Caneca
  • Caneta
  • Camiseta (Masculina ou Feminina)

Gostou? Então não fique de fora colabore com este Projeto.Ajude-nos a transforma-lo em Realidade.
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2021