O Colégio Planeta prega que a escola deve atuar para desenvolver a integração do ser no meio social, tornando-o consciente de seu papel como cidadão, responsável pelo bem-estar da sociedade.
Para isso, é fundamental que promova oportunidades para os alunos perceberem as diferenças sociais, as necessidades e dificuldades do outro, ensinando os sobre respeito ao próximo, caridade e bondade. Destarte, os projetos do Colégio Planeta sempre visam levar ao próximo um pouco de carinho, atenção e respeito. Aquele que ajuda o próximo faz um bem maior para si mesmo. Os nossos alunos tornam-se sensibilizados com os problemas sociais que outras pessoas sofrem, dispertando para as diferenças, para o respeito com o próximo, para a importância das doações, para o sofrimento que cada pessoa vivem e passa.
Depois da família, a escola é a mais importante instituação socibilizadora, participando cada vez mais cedo da vida das crianças e trabalhando com o crescente ênfase na formação de valores. o Colégio Planeta acredita que a escola é o lugar onde se aprende sobre conteúdos fundamentais, mas também é um espaço de relações humanas, de construção de modelos, de reflexão e de experiências. Para nós, do Colégio Planeta, a escola é a mais adequada parceria para um trabalho de vivências cidadãs, de altruismo, de generosidade, de solidariedade, o trabalho voluntário reforça o papel da escola como um centro de cidadania, cultura, encontro, local em que se exercita a convivência democrática.
Ao estimular e viabilizar esses projetos sociais, o Colégio Planeta cumpre uma das mais importântes metas da educação contemporânea: a formação de jovens capazes de oferecer o melhor de si e de seu coração para a realização do grande ideal de todos nós - construir um mundo mais humano.